O que explica a ausência da música pop no Billboard Brasil Hot 100?
Luísa Sonza é a única artista do gênero no top 10 dos charts
Luísa Sonza ocupa a primeira posição no Billboard Brasil Hot 100 desta semana com o single “Chico”, que faz parte do álbum recém lançado pela cantora, “Escândalo Íntimo”. Ela também ocupa a posição 19 do chart com “Penhasco 2”, parceria com Demi Lovato. O restante da listagem de músicas mais ouvidas é dominado pelo sertanejo, trap e funk, alavancado por nomes como Kevin O Chris, Ana Castela e Felipe Amorim.
Apesar de o gênero ter fortes representantes no país, como é o caso de Jão, Ludmilla e Marina Sena, a maneira como ele é consumido influencia essa ausência. O que explica a ausência do pop no Billboard Brasil Hot 100?
Segundo Marcelo Braga, diretor geral do Grupo Mix de Comunicação, a forma como o pop é classificado também é um fator que influencia esse fenômeno. “A música pop no Brasil é diferente do que é no resto do mundo”, opina ele em conversa com a Billboard Brasil.
“Nos Estados Unidos, por exemplo, a música pop é a música popular, que é mais consumida pelas pessoas.” Ele defende que o país inventou um “novo significado para o pop, que não existe em nenhum lugar do mundo”. “A música popular no Brasil é o sertanejo, o funk, o pagode… O caminho do pop por aqui é mais confuso”, diz.
Salada de frutas musical
Um artista considerado pop, como é o caso da própria Luísa Sonza, tende a flertar com outros gêneros, o que torna tudo “muito complexo” – quase como uma salada de frutas musical.
“Isso ficou ainda pior com os feats. Antigamente, os feats tinham afinidade com a obra. Hoje em dia não”. Sonza já colaborou com nomes como Baco Exu do Blues, do rap, Mari Fernandez, do piseiro e Léo Santana, do axé.
Marcelo também acredita que, com as plataformas de streaming, a forma como as pessoas consomem música é mais abrangente, o que pode incentivar o crescimento de um estilo musical em detrimento de outro. “Antes você ia numa loja e comprava os CDs do gênero que mais tinha afinidade. Hoje, as pessoas estão cada vez mais expostas a todo tipo de música”.
No caso de Luísa, que conseguiu “furar a bolha” no Billboard Brasil Hot 100, Marcelo acredita que o flerte dela com outros gêneros por meio de colaborações e trabalhos solo é o que faz com que ela chegue a mais pessoas.
“Ela poderia ser vista como uma artista do funk, por exemplo. E também pode ser entendida como pop. Então ela consegue manter os dois públicos, tanto de um gênero como de outro”.
Sobre o Billboard Brasil Hot 100
O Billboard Brasil Hot 100 classifica as músicas mais ouvidas no país e é baseado na atividade de streaming dos principais serviços de música no território, conforme compilado pela Luminate. As classificações são baseadas em uma fórmula ponderada que incorpora fluxos oficiais apenas em assinaturas e camadas de serviços de áudio e vídeo com suporte de anúncios. Os charts são atualizados semanalmente, às terças-feiras, e referem-se aos dados da semana anterior.
*A coluna Semanas no Chart começou a ser monitorada em 14 de agosto de 2023.