O ‘diss’ de Yasiin Bey para Drake e para as ‘músicas de shopping’
O rapper e ex-Mos Def analisou a música do rapper canadense durante entrevista
O rapper Yasiin Bey, responsável por um dos álbuns mais influentes do hip-hop, “Mos Def & Talib Kweli Are Black Star”, de 1999, deu seu parecer sobre a música do rapper canadense e popstar Drake. Em entrevista ao podcast “The Cutting Room Floor”, Yasiin foi questionado sobre se Drake podia ser considerado hip-hop. A resposta foi, praticamente, um “diss” — quando um rapper responde a outro ao usar uma música. De forma crítica e respeitosa, Yasiin deu uma reflexão sobre o papel da música em meio a um sistema que não consegue equilibrar oferta, demanda e desigualdade social.
“Para mim, Drake é música pop. Se eu estivesse num supermercado e ouvisse uma canção dele… Parece que muito da música dele é música para ir às compras”, explicou antes de estender o assunto.
“É agradável, mas o que acontecerá quando tudo colapsar?”, continuou, direcionando a crítica ao pacote que envolve música e capitalismo. “E se os alicerces começarem a tremer? Não estamos já a entrar nesse período, a assistir à queda do império? Comprar e vender – que mensagem posso utilizar? O que é que o público retira disto que não seja abanar pompons?”, finalizou.
O corte pode ser visto abaixo:
Yasiin Bey(Mos Def) says Drake’s music is pop and is compatible with shopping at Target.
(🎥 The Cutting Room Floor) pic.twitter.com/RBQtk77bg7
— The Art Of Dialogue (@ArtOfDialogue_) January 13, 2024