O que é diss track, comum no rap?
Formato de música já foi usado por nomes como Nicki Minaj, Eminem, e Ebony
Após a faixa “Espero que entendam”, de Ebony, para a internet com uma diss track que não deixou (quase) nenhum rapper brasileiro ileso, muita gente se perguntou: mas afinal, o que é uma diss?
A prática, comum entre nomes do rap, vem do inglês “disrespect”, ou seja, “desrespeito”. Quando se junta com a palavra “track”, ou seja, “música”, se torna uma música de desrespeito, por assim dizer.
O termo se popularizou nos anos 1990, quando rappers da divisão da West e East Coast (costa Oeste e Leste, respectivamente), brigavam entre si.
Em especial, a suposta troca de farpas entre 2Pac e Notorious B.I.G. em músicas como “Who Shot Ya”, de B.I.G., lançada após 2Pac foi atacado por tiros. Ele rebateu com “Hit ‘em Up”, que não teve espaço para duvidas sobre a inspiração da faixa.
Recentemente, além de Ebony, a música “Barbie Dreams”, de Nicki Minaj, foi lembrada nas redes sociais por ser uma diss track feita por uma rapper feminina. A música fala mal de nomes como 50 Cent, Quavo, Young Thug, entre outros.
Outra diss que marcou os tempos atuais foi “The Story of Adidon”, de Pusha T, de 2018, que expôs ao público que o rapper Drake escondia um filho do mundo.