Nando Reis reúne a nata do rock de Seattle dos anos 1990 em disco triplo
'Uma Estrela Misteriosa' traz músicos do Pearl Jam e Nirvana, entre outros
O cantor e compositor Nando Reis anunciou seu mais novo –e ambicioso– projeto. “Uma Estrela Misteriosa” é um disco de vinil triplo (quádruplo, caso os fãs adquirirem uma caixa especial) com participação de músicos que fizeram a história da cena de Seattle, no início dos anos 1990. Mike McCready e Matt Cameron, guitarrista e baterista do Pearl Jam; Krist Novoselic, ex-baixista do Nirvana, e Duff McKagan, baixista do Guns N`Roses (que não é do movimento grunge, mas nasceu em Seattle) se uniram ao grupo do ex-titã. A novidade traz ainda os estrelados Barrett Martin (ex-baterista dos Screaming Trees e produtor do álbum) e Peter Buck (guitarrista do R.E.M.), que se uniram ao núcleo formado por Sebastião Reis (violã0 de 12 cordas), Alex Veley (teclados), Felipe Cambraia (baixo) e Walter Villaça (guitarra).
A produção é de Jack Endino, que trabalhou com Nirvana e Soundgarden, além de três discos dos Titãs e outros dois de Nando. O disco nasceu de uma reunião de Nando e banda com Barrett Martin. O baterista recrutou os brasileiros para a gravação de duas composições para “Singing Earth”, um programa que ele idealizou. As duas músicas se tornaram dez, que viraram mais outras tantas.
“Foi tudo muito rápido e natural”, disse Barrett. Repleto de criatividade, Nando chegou a criar letras em dez minutos. “Sou compulsivo. Quando começo a escrever, posso passar horas e dias criando novas músicas”, disse ele, durante a entrevista coletiva realizada ontem num cinema de São Paulo. As gravações foram completadas em Seattle.
“Uma Estrela Misteriosa” ganhou uma estratégia de lançamento deveras intrincada. O primeiro disco, “Uma”, chegou nesta terça (23) nas plataformas de streaming. Mas ele saiu com algumas canções bloqueadas. Apenas quem adquirir um boxe especial, vendido no site do cantor a partir do dia 27 de julho, poderá ouvir todo o projeto na íntegra.
O box traz ainda um quarto disco de canções inéditas. Os discos “Estrela” e “Misteriosa” saem para venda e plataformas –que ainda trarão um bloqueio– nos dias 2 e 9 de agosto. As canções bloqueadas serão liberadas para a audição geral somente depois de todos os discos saírem para a venda.
Os discos de Nando serão acompanhados por uma extensa turnê, que passa por 24 cidades brasileiras. A estreia se dá no dia 20 de setembro numa exibição gratuita na cidade de Macapá, capital do Amapá.