Música ‘inedita’ de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha
Peça data dos anos 1760 e foi encontrada em Leipzig
Uma peça musical até então desconhecida, composta por Wolfgang Amadeus Mozart quando ele provavelmente era adolescente, foi descoberta em uma biblioteca na Alemanha. A peça data de meados ou final da década de 1760, disseram os representantes pelas bibliotecas municipais de Leipzig em um comunicado nesta quinta (26).
Com sete movimentos em miniatura para um trio de cordas com duração de cerca de 12 minutos, a obra de 224 anos foi descoberta na biblioteca musical da cidade enquanto compilavam a última edição do catálogo Köchel, o arquivo definitivo das obras musicais de Mozart.
Nascido em 1756, Mozart foi uma criança prodígio e começou a compor muito cedo sob a orientação de seu pai. O manuscrito recém-descoberto não foi escrito pelo próprio Mozart, mas acredita-se que seja uma cópia feita por volta de 1780, disseram os pesquisadores.
A peça foi tocada por um trio de cordas na inauguração do novo catálogo da Köchel na cidade austríaca de Salzburgo. A estreia alemã será na Ópera de Leipzig no sábado.
A peça é chamada de Ganz kleine Nachtmusik no catálogo, de acordo com as bibliotecas de Leipzig.
O manuscrito consiste em tinta marrom escura em papel artesanal branco médio e as partes são encadernadas individualmente, disseram eles.
O catálogo Köchel descreve a peça como “preservada em uma única fonte, na qual a atribuição do autor sugere que a obra foi escrita antes da primeira viagem de Mozart à Itália”, de acordo com as bibliotecas municipais.