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Programação da música clássica em São Paulo inclui melhor orquestra do mundo

Programação da música clássica em São Paulo inclui melhor orquestra do mundo

Orquestra de Filadélfia apresentará as quatro sinfonias de Brahms

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A programação de concertos em São Paulo estará recheada em 2025. Da Orquestra de Filadélfia ao Duo Assad, a cidade recebe nomes interessantes e também a reinauguração do Teatro Cultura Artística (TUCCA), após 16 anos.

Inaugurado em 1950, o TUCCA destinará parte de sua programação também à Sala São Paulo. O grande momento desta parceria se dará em novembro, com a apresentação de uma das melhores sinfônicas do planeta,  a Orquestra de Filadélfia. Sob regência de seu titular, o flamejante canadense Yannick Nézet-Séguin, a orquestra apresentará um programa extremamente atraente: as quatro sinfonias de Brahms, em duas apresentações. Na mesma temporada, toca ainda, em agosto, o trio do violoncelista Mischa Maisky.

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Em maio, a pianista russa Polina Osetinskaya acompanhará o renomado violinista internacional Maxim Vengerov em sua volta ao Brasil. Em julho, o russo Grigory Sokolov se apresenta na série azul do Teatro Cultura Artística. Considerado um autor de interpretações visionárias, o pianista costuma levar a tradição do clássico a um universo completamente novo, conduzindor o público a se conectar com a música de um modo mais profundo e pessoal. Um mês antes, em junho, a chinesa Yuja Wang, ao lado da Mahler Chamber Orchestra, executará em junho duas obras-primas: o segundo concerto de Chopin e o primeiro de Tchaikóvski.

Em setembro, o norueguês Leif Ove Andsnes, desfila o melhor dos seus 50 álbuns já gravados. Além dele, no mesmo mês, o renomado grupo francês de música barroca Les Arts Florissants, liderado por William Christie, apresentará “The Fairy Queen”, uma semi-ópera de Henry Purcell inspirada em “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare. A premiada produção conta com coreografia de Mourad Merzouki, conhecido por sua contribuição ao hip-hop.

A música vocal traz novidades, como a estreia no Brasil do tenor espanhol Ramón Villazón (em abril, ao lado do harpista Xavier de Maistre) e da soprano americana Nadine Sierra (em novembro), do Metropolitan de Nova Iorque, além do retorno, em outubro, da carismática mezzo-soprano letã Elina Garanca.

No campo da música de câmara, o destaque será o tributo ao compositor Dmítri Chostakóvitch, pelos 50 anos de sua morte. O Quarteto Jerusalém apresentará, na última semana de junho, a integral de seus quartetos de cordas em cinco apresentações. O Duo Assad será a atração aos violões em recital a ser realizado em junho.

Com ingressos mais acessíveis, a série dominical de Concertos Matinais também continuará na programação. Dentre os atrativos, estão novos talentos da cena internacional e músicos brasileiros de destaque, como a soprano Marília Vargas e o pianista André Mehmari (março), e o grupo Os Músicos de Capella, sob a liderança do violinista barroco Luís Otávio Santos (setembro).

O Teateo Cultura Artística ainda será palco de várias apresentações da série Música pela Cura, promovida pela TUCCA –Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. Entre os destaques estão o Quarteto Kronos (em julho), a estreia do barítono norte-americano Thomas Hampson (com o Balé de Câmara de Hamburgo, em agosto) e, no cenário da música popular, o guitarrista norte-americano Pat Metheny (em setembro).

Sala São Paulo

Além de receber a Orquestra de Filadélfia, a Sala São Paulo abrigará ainda a tradicional temporada do Mozarteum Brasileiro. Neste ano, essa que é uma das mais conceituadas associações culturais do país, aposta no encontro do público com nomes que já se apresentaram por aqui com êxito: destaque para o violinista Gidon Kremer, sempre criativo nas escolhas de repertório, com sua Kremerata Baltica (abril), o pianista austríaco Rudolf Buchbinder, que há décadas visita o país tocando obras austro-germânicas (junho) e o baixo-barítono galês Bryn Terfel (novembro), que arrebatou corações na temporada de 2023.

Orquestra Sinfônica de São Paulo

A Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Osesp, continua em sua série de apresentações da obra de Gustav Mahler e, além disso, exibirá por toda a temporada a obra do russo Piotr Ilitch Tchaikóvski (1840-1893).

Além de Mahler e Tchaikóvski, a orquestra registrará os cinco concertos de Heitor Villa-Lobos para piano e orquestra, com uma solista do quilate de Sonia Rubinsky. O destaque fica para a presença feminina de compositoras e regentes. No primeiro time, indo de Louise Farrenc e Clara Schumann à Unsuk Chin e Marisa Rezende, passando por Grazyna Bacewicz, Elodie Bouny e Dobrinka Tabakova, entre outras; no segundo, destacando-se Alondra de la Parra, Delyana Lazarova e Ruth Reinhardt.

A pré-temporada, em fevereiro, começa com “Sagração, espetáculo de Deborah Colker; e, em dezembro, a orquestra toca, em concerto, uma das mais desafiadoras óperas de todo o repertório: “Wozzeck”, de Alban Berg.

Theatro Municipal

Após anos de estreias contemporâneas, a temporada de 2025 do Theatro Municipal marca o retorno ao repertório clássico. A programação começa em fevereiro com “Il Guarany”, de Carlos Gomes, dirigida por Cibele Forjaz e com concepção de Ailton Krenak, seguida de “Don Giovanni” de Mozart, em maio, e um programa duplo em julho com “Le Villi”, de Puccini, e “Friedenstag”, de Richard Strauss, dirigido por André HellerLopes. Em setembro, será a vez de “Porgy and Bess”, de Gershwin; em outubro, “Macbeth”, de Verdi; e em novembro, “Les Indes Galantes”, de Rameau, regida por Leonardo Garcia Alarcon.

A temporada sinfônica celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, com peças como a “Sinfonia Nº 7”, de Shostakóvitch, em março, e o “Réquiem de Guerra de Britten”, em junho. Destaque para a exibição do filme “Alexandre Névski”, de Eisenstein, com trilha ao vivo de Prokófiev, em agosto, e para a “Missa de Bernstein”, em dezembro, com o barítono Paulo Szot.

A programação também comemora os 35 anos da Orquestra Experimental de Repertório e os 90 anos do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que tocará na Sala do Conservatório e celebrará a música brasileira, incluindo a estreia de uma obra de Marisa Rezende. O Coral Paulistano, pela primeira vez, terá uma série de assinaturas.

Como comprar ingressos para as apresentações

As assinaturas para as temporadas seguem um cronograma específico para renovação e abertura a novos assinantes, disponível no site das instituições. Após o período de vendas das assinaturas, começam a ser vendidos os ingressos individuais.

No TUCCA, as assinaturas ainda não estão abertas, mas podem ser acessadas aqui.

Na Osesp, as assinaturas já estão disponíveis desde 28 de outubro e podem ser acessadas aqui. No site da orquestra também é possível ver toda a programação, incluindo os concertos matinais.

Os ingressos do Theatro Municipal podem ser acessados aqui.

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