Programação da música clássica em São Paulo inclui melhor orquestra do mundo
Orquestra de Filadélfia apresentará as quatro sinfonias de Brahms
A programação de concertos em São Paulo estará recheada em 2025. Da Orquestra de Filadélfia ao Duo Assad, a cidade recebe nomes interessantes e também a reinauguração do Teatro Cultura Artística (TUCCA), após 16 anos.
Inaugurado em 1950, o TUCCA destinará parte de sua programação também à Sala São Paulo. O grande momento desta parceria se dará em novembro, com a apresentação de uma das melhores sinfônicas do planeta, a Orquestra de Filadélfia. Sob regência de seu titular, o flamejante canadense Yannick Nézet-Séguin, a orquestra apresentará um programa extremamente atraente: as quatro sinfonias de Brahms, em duas apresentações. Na mesma temporada, toca ainda, em agosto, o trio do violoncelista Mischa Maisky.
Em maio, a pianista russa Polina Osetinskaya acompanhará o renomado violinista internacional Maxim Vengerov em sua volta ao Brasil. Em julho, o russo Grigory Sokolov se apresenta na série azul do Teatro Cultura Artística. Considerado um autor de interpretações visionárias, o pianista costuma levar a tradição do clássico a um universo completamente novo, conduzindor o público a se conectar com a música de um modo mais profundo e pessoal. Um mês antes, em junho, a chinesa Yuja Wang, ao lado da Mahler Chamber Orchestra, executará em junho duas obras-primas: o segundo concerto de Chopin e o primeiro de Tchaikóvski.
Em setembro, o norueguês Leif Ove Andsnes, desfila o melhor dos seus 50 álbuns já gravados. Além dele, no mesmo mês, o renomado grupo francês de música barroca Les Arts Florissants, liderado por William Christie, apresentará “The Fairy Queen”, uma semi-ópera de Henry Purcell inspirada em “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare. A premiada produção conta com coreografia de Mourad Merzouki, conhecido por sua contribuição ao hip-hop.
A música vocal traz novidades, como a estreia no Brasil do tenor espanhol Ramón Villazón (em abril, ao lado do harpista Xavier de Maistre) e da soprano americana Nadine Sierra (em novembro), do Metropolitan de Nova Iorque, além do retorno, em outubro, da carismática mezzo-soprano letã Elina Garanca.
No campo da música de câmara, o destaque será o tributo ao compositor Dmítri Chostakóvitch, pelos 50 anos de sua morte. O Quarteto Jerusalém apresentará, na última semana de junho, a integral de seus quartetos de cordas em cinco apresentações. O Duo Assad será a atração aos violões em recital a ser realizado em junho.
Com ingressos mais acessíveis, a série dominical de Concertos Matinais também continuará na programação. Dentre os atrativos, estão novos talentos da cena internacional e músicos brasileiros de destaque, como a soprano Marília Vargas e o pianista André Mehmari (março), e o grupo Os Músicos de Capella, sob a liderança do violinista barroco Luís Otávio Santos (setembro).
O Teateo Cultura Artística ainda será palco de várias apresentações da série Música pela Cura, promovida pela TUCCA –Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. Entre os destaques estão o Quarteto Kronos (em julho), a estreia do barítono norte-americano Thomas Hampson (com o Balé de Câmara de Hamburgo, em agosto) e, no cenário da música popular, o guitarrista norte-americano Pat Metheny (em setembro).
Sala São Paulo
Além de receber a Orquestra de Filadélfia, a Sala São Paulo abrigará ainda a tradicional temporada do Mozarteum Brasileiro. Neste ano, essa que é uma das mais conceituadas associações culturais do país, aposta no encontro do público com nomes que já se apresentaram por aqui com êxito: destaque para o violinista Gidon Kremer, sempre criativo nas escolhas de repertório, com sua Kremerata Baltica (abril), o pianista austríaco Rudolf Buchbinder, que há décadas visita o país tocando obras austro-germânicas (junho) e o baixo-barítono galês Bryn Terfel (novembro), que arrebatou corações na temporada de 2023.
Orquestra Sinfônica de São Paulo
A Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Osesp, continua em sua série de apresentações da obra de Gustav Mahler e, além disso, exibirá por toda a temporada a obra do russo Piotr Ilitch Tchaikóvski (1840-1893).
Além de Mahler e Tchaikóvski, a orquestra registrará os cinco concertos de Heitor Villa-Lobos para piano e orquestra, com uma solista do quilate de Sonia Rubinsky. O destaque fica para a presença feminina de compositoras e regentes. No primeiro time, indo de Louise Farrenc e Clara Schumann à Unsuk Chin e Marisa Rezende, passando por Grazyna Bacewicz, Elodie Bouny e Dobrinka Tabakova, entre outras; no segundo, destacando-se Alondra de la Parra, Delyana Lazarova e Ruth Reinhardt.
A pré-temporada, em fevereiro, começa com “Sagração“, espetáculo de Deborah Colker; e, em dezembro, a orquestra toca, em concerto, uma das mais desafiadoras óperas de todo o repertório: “Wozzeck”, de Alban Berg.
Theatro Municipal
Após anos de estreias contemporâneas, a temporada de 2025 do Theatro Municipal marca o retorno ao repertório clássico. A programação começa em fevereiro com “Il Guarany”, de Carlos Gomes, dirigida por Cibele Forjaz e com concepção de Ailton Krenak, seguida de “Don Giovanni” de Mozart, em maio, e um programa duplo em julho com “Le Villi”, de Puccini, e “Friedenstag”, de Richard Strauss, dirigido por André Heller–Lopes. Em setembro, será a vez de “Porgy and Bess”, de Gershwin; em outubro, “Macbeth”, de Verdi; e em novembro, “Les Indes Galantes”, de Rameau, regida por Leonardo Garcia Alarcon.
A temporada sinfônica celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, com peças como a “Sinfonia Nº 7”, de Shostakóvitch, em março, e o “Réquiem de Guerra de Britten”, em junho. Destaque para a exibição do filme “Alexandre Névski”, de Eisenstein, com trilha ao vivo de Prokófiev, em agosto, e para a “Missa de Bernstein”, em dezembro, com o barítono Paulo Szot.
A programação também comemora os 35 anos da Orquestra Experimental de Repertório e os 90 anos do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que tocará na Sala do Conservatório e celebrará a música brasileira, incluindo a estreia de uma obra de Marisa Rezende. O Coral Paulistano, pela primeira vez, terá uma série de assinaturas.
Como comprar ingressos para as apresentações
As assinaturas para as temporadas seguem um cronograma específico para renovação e abertura a novos assinantes, disponível no site das instituições. Após o período de vendas das assinaturas, começam a ser vendidos os ingressos individuais.
No TUCCA, as assinaturas ainda não estão abertas, mas podem ser acessadas aqui.
Na Osesp, as assinaturas já estão disponíveis desde 28 de outubro e podem ser acessadas aqui. No site da orquestra também é possível ver toda a programação, incluindo os concertos matinais.
Os ingressos do Theatro Municipal podem ser acessados aqui.