Música foi fundamental para turismo em 2024 (e Taylor, Madonna e RJ sabem disso)
'Live Tourism' faz viajantes irem não somente a um lugar, mas para um momento
Em 2024, o turismo se transformou em “turismo ao vivo“, uma tradução do termo ‘Live Tourism’, cunhada por especialistas em um ano que viu experiências emocionais e coletivas dominaram os roteiros, mudando a forma como marcas embalam, promovem e entregam viagens —e artistas da música souberam bem aproveitar e desenvolver essa tendência.
Taylor Swift, com seu “The Eras Tour”, Madonna e o Rio de Janeiro com a “Celebration Tour” foram dois dos grandes exemplos disso neste ano que passou.
Por décadas, o turismo foi dominado por marcos icônicos, praias paradisíacas e experiências culturais. Mas, neste ano, os viajantes do mundo inteiro pareceram mudar, em massa, para uma motivação completamente diferente. Eles estavam atrás de eventos —shows ao vivo, fenômenos celestes, partidas esportivas— transformando essas experiências, antes efêmeras, no núcleo de seus roteiros.
Neste “turismo ao vivo”, uma viagem não é construída ao redor de um lugar; é construída ao redor de um momento. Hotéis ficaram lotados, campings esgotados e aluguéis de curta duração chegaram a 100% de ocupação, com buscas relacionadas à totalidade aumentando 1.000%, segundo o Airbnb.
Mais de 96% dos quartos de hotéis do Rio de Janeiro, por exemplo, foram ocupados para a noite de Réveillon, de acordo com o último levantamento do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro – HotéisRio. O presidente da entidade, Alfredo Lopes, disse que as reservas continuaram aquecidas e que deveriam chegar a 100% até esta terça (31) em Copacabana e outros bairros da Zona Sul.
Mas o que havia para além dos fogos, da praia, do estourar de champanhe e das belezas maravilhosas conhecidas da cidade? Havia também um line-up digno de festival multigênero. Na mesma praia em que todos já estariam, a Prefeitura do Rio contratou shows de Anitta, Caetano Veloso e Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Xand Avião. Quatro das maiores marcas da música popular brasileira estavam tocando no mesmo grande dia de uma praia já enorme no inconsciente coletivo de Réveillon.
A Era das Eras no Turismo e Lady Gaga no Rio de Janeiro
A turnê “Eras” de Taylor Swift, que se espalhou gloriosamente por 2024, foi o exemplo definitivo. Os fãs da loura viajaram por continentes para assistir aos shows: lotaram hotéis em Buenos Aires, fretaram ônibus para estádios suburbanos nos EUA e transformaram capitais europeias em mecas de concertos pop.
Na Cidade do México, bairros inteiros se transformaram em hubs de swifties, com cafés promovendo encontros pré-show e salões oferecendo nail art temático da turnê. A “Eras Tour” não foi apenas uma série de concertos; foi um evento econômico globalue revitalizou cidades, lotou aviões e se tornou um item obrigatório de lista de desejos.
Outros artistas e bandas importantes seguiram o exemplo. A “Renaissance World Tour”, de Beyoncé, atraiu um grupo global de superfãs, muitos dos quais estenderam suas viagens em férias de uma semana pela Europa.
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes deixou escapar um “Pessoal gosta de Lady Gaga” ao ser questionado sobre megaeventos nas areias onde Madonna pisara outrora. “O pessoal me proíbe de falar antes do anúncio oficial. Estou com um acordo de confidencialidade, porque eles acham que o prefeito fala demais. Mas eu estou sabendo que vai ter showzaço em Copacabana no início de maio“, disse em entrevista à CBN Rio.
O prefeito sabe que ter apenas uma cidade maravilhosa como marketing para o turismo é tática sabida e anunciada. Para que o Rio dispare na frente de outras cidades tão belas e atrativas quanto, o turismo musical é imprescindível.
Apesar do prefeito não ter confirmado a atração do megashow de 2025, recentemente, o subsecretário de Eventos e Relações Institucionais na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Castro, antecipou, em vídeo publicado nas redes sociais, a confirmação do show de Lady Gaga na capital fluminense em 2025.
O anúncio oficial do show está previsto para ocorrer no início do mês de janeiro.