Manu Bahtidão sobe no Hot 100 e se emociona: ‘Vivia num ambiente tóxico’
Cantora de 37 anos é um fenômeno do tecnomelody com 'Daqui Pra Sempre'
Manu Bahtidão está subindo no Hot 100 com “Daqui Pra Sempre”. Nesta terça-feira (24), a cantora de 37 anos alcançou a 15ª posição, sua melhor até agora, com a parceria com Simone Mendes . Ao relembrar sua trajetória de superação até o sucesso, Manu não conteve as lágrimas.
Nascida em Alagoas, ela começou a cantar na igreja aos 11 anos, incentivada por uma vizinha, a Irmã Socorro. A música não foi uma alternativa: foi o único caminho encontrado pela pequena para seguir em frente após a morte da mãe, dois anos antes.
O pai não era presente. “Ele trabalhava muito, nunca deixou faltar nada. Mas a gente, eu e meu irmão, não éramos a escolha do meu pai. As escolhas dele eram as mulheres que ele tinha”, explica.
“Era muito difícil viver com meu pai e as madrastas. Era um relacionamento tóxico dentro de casa. Eu apanhava muito, tinha que sair dali. A música foi a minha salvação. Me tirou de um ambiente de quase morte, porque eu pensava muitas coisas ruins”.
Ao entrar na adolescência, Manu fez apresentações com bandas de forró por onde morava, incluindo a Forrozão Baby Som.
“Eu morava na sede do grupo. Era a única mulher naquela casa gigantesca. Com certeza, minha mãe cuidava de mim lá do plano dela, porque nunca ninguém mexeu comigo. Sempre fui meio protegida, por eu ser novinha.”
De banda em banda, a jovem precisou amadurecer, como ela diz, “na marra”. “Eu não tinha como voltar para casa. Não existe uma ponte, um elo. Tive que aprender a me virar”.
Manu passou temporadas no Ceará, Paraná, Goiás, Pernambuco e se mudou definitivamente para o Pará. Foi lá, na terra de Joelma e Gaby Amarantos, que Manu se apaixonou pelo tecnomelody.
“Eu acredito que as nossas raízes devam ter um peso na nossa vida, senão a gente se perde”.
Ela é dona de hits como “Par Perfeito”, “Garrafa de Gin”, “Sem Ti”, “Ressaca de Amor”, “Como Num Filme”, entre outros.
“No meu show, eu entro de salto, mas na terceira ou quarta música, eu tiro! Se eu pudesse entrar descalça, eu entraria. Vou fazer mais de 80% do meu show com o pé no chão. Não adianta querer mostrar uma coisa por conta da fama ou grana.”
Manu define sucesso como poder ser verdadeira em cima e fora dos palcos.
“Falar meus palavrões, dar uns gritos! Essa é a Manu. Quero ser eu de verdade com dinheiro, bastante dinheiro e fama, porque é bom! É bom ter voz. Eu quero ter sucesso para ajudar e inspirar outras pessoas. Para ser reconhecida por aquilo que faço e levar minha verdade. Se não puder ser verdadeira, não vale a pena.”
Assine a Billboard Brasil e fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música.
Sobre o Billboard Brasil Hot 100
O Billboard Brasil Hot 100 classifica as músicas mais ouvidas no país e se baseia na atividade de streaming dos principais serviços de música no território, conforme compilado pela Luminate. As classificações se baseiam em uma fórmula ponderada que incorpora fluxos oficiais apenas em assinaturas e camadas de serviços de áudio e vídeo com suporte de anúncios. Atualizamos os charts semanalmente, às terças-feiras, e referem-se aos dados da semana anterior.