Você está lendo
Lucas Silveira, da Fresno, revela estresse com ‘estética Rick Bonadio’

Lucas Silveira, da Fresno, revela estresse com ‘estética Rick Bonadio’

'O rock do Brasil peca muito porque é muito limpo', analisa vocalista

Lucas Fresno (Instagram Lucas Fresno)

Lucas Silveira e Gustavo Mantovani, vocalista e guitarrista da Fresno, respectivamente, contaram como a passagem de banda underground para uma banda da Universal Music com chancela do produtor Rick Bonadio. Em entrevista no canal de Mateus Starling, a dupla mostrou como o produtor e a gravadora não entenderam o som da Fresno —e em vários momentos da conversa, dão a entender que não houve uma atenção dedicadada à banda que vinha de três álbuns aclamados no hardcore brasileiro.

“Foi fonte de estresse muito grande ter uma visão compartilhada do som que a gente queria fazer. O Mídas [estúdio do selo de Rick Bonadio, o Arsenal Music] tem uma SSL 6000E. ‘Ah, mas é a mesa do ‘Black Album’. Sim, mas a banda era o Metallica! E aí, tu ficava meses de estúdio até chegar no som (…). Era um outro método de fazer discos. A mesa hoje não é crucial para se fazer um disco. É muito massa, mas não é isso. E nós já chegamos ao estúdio sabendo o que queríamos fazer, algo muito pouco comum para as bandas jovens que ele produzia”, disse Lucas.

VEJA TAMBÉM
Duff McKagan, do Guns, em apresentação de seu projeto anterior, o Velvet Revolver (Reuters)

O papo segue com o vocalista comparando Bonadio com Carlos Eduardo Miranda (1962-2018). “Você vê as produções do Miranda que, pra mim, é um produtor muito foda… Tom Campone… Eles sabiam pegar a banda e tirar a seiva. Isso não era uma coisa que tínhamos naquele ambiente de estúdio grande, produtor bombado mas algo como ‘oh, meo, tem que ser meio rápido, tem duas semanas de estúdio…”, continuou.

A banda gravou dois álbuns sob a tutela da Universal Music e produção de Rick Bonadio (“Redenção”, de 2008, e “Revanche”, de 2010). “A gente percebeu que tinha um racha ideológico de como se deve produzir um disco. E, claro, a gente estava num ambiente foda então ‘ah, vamos acreditar nesses velhos aí’. Eu cedi na época porque eu sabia o que eu queria, mas não sabia como chegar onde eu queria. E faltava um parceiro produtor que dissesse ‘entendi o que vocês querem’ —como foi quando o Liminha se apaixonou pelo Forfun”.

Veja o papo de Lucas Silveira no podcast de Mateus Starling

Rick Bonadio é responsável por grandes sucessos do pop-rock nacional. O som “limpo” identificado por Lucas Silveira, da Fresno, vem da escola de pop rock cristão, na qual Rick Bonadio trabalhou após primeira passagem pelo rap. Depois, o produtor chegaria a um patamar de destaque por descobrir o fenômeno Mamonas Assassinas e, posteriormente, ser responsável pela sonoridade da banda Charlie Brown Jr.

Pelo selo Arsenal Music, Bonadio produziu contemporâneos da Fresno como a NxZero.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.