Grammy Latino: Diretor criativo revela bastidor de disco de Luísa Sonza
Flavio Verne falou sobre indicação de 'Escândalo Íntimo' ao prêmio
“Escândalo Íntimo”, álbum de Luísa Sonza, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa. A conquista é fruto de um trabalho da cantora em conjunto com sua equipe, que já dura mais de dois anos.
Quem encabeçou todo o conceito do disco ao lado de Luísa foi o diretor criativo Flavio Verne. “É tudo feito com muito cuidado. A indicação já traz esse reconhecimento de que é um trabalho bem-feito, bem cuidado e realizado com sensibilidade”, diz ele em entrevista para a Billboard Brasil.
A função do diretor abrange tudo o que Luísa vai lançar: desde a concepção do disco aos ensaios fotográficos, direção de show, styling e beleza.
“Quando a gente começa a desenhar uma era nova, faz um calendário de tudo o que quer trabalhar e apresentar para o público. Essa agenda é mutável, mas há um roteiro como base”, explica.
“O trabalho do diretor criativo é, de fato, direcionar criativamente. Aprofundar a pesquisa do artista, trazer referências e outros artistas para colaborar, criar moodboards, direcionar esteticamente e como a gente vai fazer isso narrativamente.”
“É um trabalho completo da narrativa e da estética que queremos tratar no momento. Após a pesquisa com a Luísa, direcionamos isso para todas as equipes que estão conosco. Tudo deve estar com a mesma linguagem e dentro do universo que estamos propondo.”
Flavio exalta a participação de Luísa na pesquisa criativa de seus projetos.
“Ela é quem puxa o barco musical, criativa e visualmente. Conversamos, literalmente, todos os dias sobre referências. É uma troca diária. É muito importante quando o artista é ativo, porque é o trabalho dele. Ela traz muitas provocações para misturarmos coisas que não seriam o usual. É uma colaboração mesmo.”
Em “Escândalo Íntimo”, Luísa e Flavio trouxeram referências do regionalismo do Rio Grande do Sul, onde a cantora nasceu e cresceu.
Leia também: Quais gravadoras tiveram mais indicações no Grammy Latino 2024?
Além disso, eles também representaram os pesadelos e as batalhas na saúde mental que a artista enfrentava na época de criação do álbum.
“O álbum é um mergulho no subconsciente dela. Nós bebemos muito dessa fonte faroeste, country, e deixamos com uma cara mais pop. Também bebemos do surrealismo e dos filmes de terror dos anos 1980. No Rock in Rio, levamos as danças regionais do Rio Grande do Sul e misturamos com referências de styling do Lenny Kravitz, do filme “Coyote Ugly” (2000), “Pearl” (2022) e “MaXXXine” (2024).”
Para quem quer trabalhar em direção criativa, a dica infalível de Flavio é consumir arte como forma de estudo.
“Pesquisar sobre quem está aparecendo, novos tipos de arte, exposições, tudo é sempre bem-vindo. Muita coisa vai te inspirar e também que vai servir para base do que você não quer fazer. Para quem quer trabalhar com direção criativa na área musical é muito importante como a indústria funciona. Precisamos entender as tendências de consumo de visuais, narrativas, para fazer boas escolhas.”
O Grammy Latino acontece no dia 14 de novembro em Miami, nos Estados Unidos.