fbpx
Você está lendo
Gabriel O Pensador celebra indicação ao Grammy Latino e avalia cena do trap

OFERECIDO POR

Gabriel O Pensador celebra indicação ao Grammy Latino e avalia cena do trap

Avatar de Billboard Brasil
Design sem nome 1
Design sem nome 1

Gabriel O Pensador foi um dos convidados da Music Mansion Powered by Billboard Brasil, parceria com a Abramus em Miami, nos EUA. Em entrevista, o rapper de 50 anos falou sobre sua indicação ao Grammy Latino.

A premiação acontece nesta quinta-feira (14), e ele concorre na categoria de melhor interpretação de música urbana em língua portuguesa com “Cachimbo da Paz 2”.

VEJA TAMBÉM

Luísa e Pedro fizeram pocket show na mansão (Nathalia Shumacher/Billboard Brasil)

“É incrível. Eu comecei esse trabalho todo em 1992. Algumas músicas estão viralizando com a molecada, sendo estudadas em sala de aula. São temas muito atuais, o que é uma pena, porque estamos falando de racismo, intolerância… Problemas enraizados no Brasil”, avalia Gabriel.

O single conta com a participação de Lulu Santos e Xamã.

“Nesta versão, eu ressuscitei o personagem principal. Ele volta e se surpreende com o fato de a gente continua atrasado demais. Entramos mais na questão indígena, no descaso com os povos originários.”

Na categoria de música urbana, Gabriel concorre com:

  • “Joga para Lua” de Anitta, Dennis e Pedro Sampaio;
  • “Da Braba” de Gloria Groove, Ludmilla e MC GW;
  • “Carta Aberta” de MC Cabelinho;
  • “Fé nas Maluca” de MC Carol e IZA;
  • “La Noche” de Yago o próprio e Patricio Sid.

A expansão do mercado brasileiro

Questionado sobre a influência das plataformas de streaming na expansão do mercado musical brasileiro, o rapper diz que as ferramentas facilitaram a compreensão das obras.

“O consumo de música ultrapassa as fronteiras com mais facilidade. Até a questão dos idiomas… Hoje é tudo mais fácil. Quando eu escutava música na adolescência, sabia um pouco de inglês e queria entender as letras. Tinha que correr atrás de um encarte de CD que tivesse isso”, relembra.

“Hoje, você clica em um botão e traduz tudo. Isso ajuda o entendimento, tudo fica mais compreensível. Assim, a gente consegue superar essas diferenças dos idiomas.”

Popularidade do trap

Gabriel O Pensador lançou o primeiro álbum, homônimo, em 1993. Desde então, acumula hits como “Cachimbo da Paz”, “Tô Feliz”, “Se Liga Aí”, “Até Quando?”, “2345meia78”, entre outros.

Perguntado sobre a popularidade do trap, ele avalia: “Existe essa linha de mostrar o poder, a independência e o lado da ostentação. No início do hip hop americano já tinha os cordões de ouro”.

“Isso faz parte, mas é perigoso também, porque se fica só nisso, muito a frente de outros temas que a música pode despertar, pode limitar o ouvinte e o artista. São caras muito criativos, até o nível das rimas”, avalia.

“Mas o risco é a repetição exagerada de uma temática. Eles estão entendendo isso. É natural imitar o que está dando certo, mas quem vai se destacar é quem trouxer um discurso, uma linguagem diferente. Quem trouxer seus pontos de vista de maneira original.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.