Foco, força, fé e Salgadinho
O convidado do podcast Sonoros Billboard fala do samba pop de São Paulo
Salgadinho é o convidado da semana do podcast Sonoros Billboard. No programa apresentado pelo jornalista Sérgio Martins e pelo produtor musical Dudu Borges, o cantor, compositor e instrumentista paulistano deu não somente uma aula de música, mas também uma prova de fé.
O intérprete de sucessos como “Recado à Minha Amada” e “Inaraí”, ambos do Katinguelê, seu antigo grupo, fala de como os grupos de samba de São Paulo rejuvenesceram o gênero ao acrescentar soul music americana e sambarock (em especial, o disco “A Táboa de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor. A resenha é o ponto de partida para o sambista falar de causos engraçados ao lado de nomes como Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra, que foram acompanhados pelo Katinguelê em suas apresentações em São Paulo.
Salgadinho conheceu o sucesso nos anos 1990, mas na década seguinte ele –e o gênero– amargaram o ostracismo. Isso incluiu perdas financeiras. Durante a entrevista, ele comenta como se reerguei artista e financeiramente, unindo trabalho, planejamento e muita fé. Um das ações mais admiráveis de sua trajetória se deu durante a pandemia. Ele distribuiu cestas básicas para a população carente.
O cantor está com um novo projeto, “Casa do Salgado”, onde recria seus principais hits e apresenta canções ao lado de convidados especiais. Mais detalhes na entrevista, que pode ser assistida na página da Billboard Brasil no YouTube.