Fafá de Belém é homenageada no São João da Thay: ‘Não somos peças decorativas’
Cantora celebra 50 anos de carreira neste ano e exalta Norte e Nordeste


Fafá de Belém foi uma das grandes estrelas do segundo dia do São João da Thay, que aconteceu em São Luís, no Maranhão, no último sábado (8). A cantora de 67 anos, que celebra 50 de carreira neste ano, foi homenageada no palco do festival.
A paraense foi convidada para o festival após, nas palavras de Thaynara OG, influenciadora que é dona do evento, “de muito namoro”, mas revelou que a polêmica envolvendo a cantora e o festival Rock in Rio neste ano só aumentou os motivos para que ela fosse homenageada na festa.
“Quando eu vi o evento fazendo um ‘Dia Brasil’, celebrando a música brasileira, sem cantores do Norte, e com três cantores do Nordeste… isso não existe. Nós temos uma cultura pujante. Como não tem Zeca Baleiro, Alcione, Joelma, Gaby Amarantos, Dona Onete? É muito violento quando não olham pra gente, quando querem nos ensinar o que fazer. Não somos peças decorativas”, afirma. “Com 67 anos, com essa cara de 66, eu já posso dizer tudo que eu penso [risos]. Fiz esse levante e fui atacada igual Judas em dia de malhação, mas é para isso que eu sirvo também, eu gosto de dar cara a tapa.”
Além da homenagem, a cantora também participou do encontro histórico entre o Boi Caprichoso e o Garantido, do Festival de Paritins, parte da programação da festa.