Fafá de Belém cobra Rock In Rio após anúncio de ‘dia da música brasileira’
Cantora exigiu que região Norte não seja ‘peça decorativas da elite’
A cantora Fafá de Belém cobrou, nesta terça (30), o festival Rock In Rio após a divulgação de um “dia da música brasileira”. Pelo Instagram, Fafá questionou o evento, por não incluir artistas da região Norte, tratando as como “peças decorativas de uma elite”.
“A cultura amazônica, nortista, não é parte desse país?” indagou, citando Dona Onete, Joelma e Aíla, e ressaltando o Grammy conquistado por Gaby Amarantos.
Nesta segunda (29), o Rock In Rio anunciou um dia inteiramente composto de atrações nacionais. Separados por gêneros, como samba, rock e trap, os palcos Mundo e Sunset receberão 73 artistas.
No entanto, desses, apenas os sertanejos Luan Santana, Ana Castela, Simone Mendes, a roqueira Pitty, a banda Baiana System, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Margareth Menezes e Duda Beat não pertecem às regiões sul e sudeste do país.
O Rock in Rio emitiu um comunicado sobre os comentários de Fafá. “O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado, ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação”, afirma o festival.
“O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Pará Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco”, finaliza.