Estudo aponta artistas com maior credibilidade para mobilizar ações sociais
Instituo MOL fez a segunda edição do estudo 'Doar Brasileiro'


O Instituto MOL realizou a segunda edição do estudo “Doar Brasileiro”, que explora o potencial transformador da música como ferramenta para inspirar solidariedade e mobilizar ações no Brasil.
Os resultados da pesquisa, que ouviu 1216 pessoas das cinco regiões do país e de diversas classes sociais, traz dados interessantes que apontam que organizadores, artistas e marcas patrocinadoras de eventos de música podem – além de ganhar benefício reputacional, apoiar e fazer diferença para causas de interesse, afinal, 66% dos respondentes acreditam que se houvessem mais campanhas, as pessoas doariam mais dinheiro.
O estudo aponta ainda a força reputacional de cantores e artistas, que têm mais credibilidade junto aos brasileiros em comparação aos influenciadores digitais.
Quando questionados se acham provável doar dinheiro a partir do chamado de um influenciador, 38% responderam que sim, enquanto 46% responderiam que sim ao chamado de cantores ou festivais de música.
Ivete Sangalo, Anitta, Ludmilla, Luan Santana e Gusttavo Lima foram os mais citados pelos entrevistados como quem mais tem credibilidade para pedir por doações.
Além disso, a pesquisa aponta que fãs de música vão em média seis vezes por ano a grandes shows e festivais de música, com um investimento anual médio de R$ 418 em grandes shows e R$ 382 em festivais – mais informações aqui.
Veja abaixo algumas das descobertas do estudo:
- 90% dos respondentes afirma que teria boa impressão ao ver campanhas de doação sendo lançadas em shows e festivais de música;
- 46% acham provável doar dinheiro a partir de um chamado de um grande festival de música;
- 59% acham que anúncios durante eventos musicais incentivam muito a doar;
- 69% acreditam que fazer doações em dinheiro deveria ser um costume para mais pessoas;
- 25% dos doadores concordam que o que motivou a mobilização foi “meu coração foi tocado, não sei explicar bem”.