Entrevista: ARTMS fala sobre nova fase da carreira e passado com LOONA
HaSeul, HeeJin, Kim Lip, Choerry e JinSoul conversaram com a Billboard
Em uma das muitas reviravoltas sem precedentes no kpop desta década, o amado grupo feminino LOONA passou por uma separação emocional após rescindir contratos com a gravadora antes que cada uma das 12 integrantes pousasse em segurança para seguir novos caminhos no gênero.
Com os novos começos de Chuu e Yves como solistas, com cinco integrantes se reconfigurando como Loossemble, o passo final dessas reestreias veio no ARTMS –consistindo nas estrelas do LOONA HaSeul, HeeJin, Kim Lip, Choerry e JinSoul se unindo para se reformularem, reimaginarem sua arte e lembrarem de suas raízes como um novo quinteto.
Após lançar uma série de singles solos, o grupo lançou o primeiro álbum completo, “DALL”, para levar as meninas de volta às paradas da Billboard.
O single principal “Virtual Angel” chegou ao Top 10 na parada World Digital Song Sales, enquanto o próprio “DALL” chegou ao Top 10 de álbuns mundiais), e para o deleite dos fãs e críticos (até mesmo ganhando um lugar na lista dos melhores álbuns de kpop de 2024 até agora da Billboard).
KPOP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
Aproveitando o sucesso emocionante do retorno, o grupo está embarcando em sua turnê mundial ARTMS “Moonshot”, que já encerrou suas etapas na América do Norte e do Sul.
Enquanto se preparam para conquistar a Europa, Austrália e Ásia, o ARTMS está ansioso para refletir sobre sua jornada do LOONA até sua iteração atual.
Leia a entrevista com ARTMS
Billboad: Estou muito orgulhoso de ver o ARTMS aqui em Nova York. Kim Lip, JinSoul e Choerry fizeram turnê com “ODD EYE CIRCLE”, mas todas vocês cinco estão aqui agora. Como vocês se sentem sobre os primeiros shows do ARMTS fora da Ásia?
HaSeul: Estou muito animada e um pouco nervosa também porque é o primeiro show e turnê do ARTMS.
HeeJin: Claro que é ótimo, e temos muitos pensamentos sobre começar forte, já que Nova York, uma cidade grande, é nossa primeira parada para esta turnê.
Parabéns pelo seu primeiro álbum, “DALL,” que teve ótimas reações. Foi um alívio ter uma resposta tão positiva?
Kim Lip: Já que estamos lançando um álbum como ARTMS em vez de LOONA, eu estava preocupada, mas animada sobre como o público reagiria à nossa música. Mas estamos entrando nos charts e recebendo muita atenção, então nos sentimos à vontade, e estou muito feliz em sair em turnê e conhecer nossos fãs.
Como vocês cinco se uniram e decidiram seguir em frente como ARTMS?
HaSeul: Eu fui a última integrante a entrar para o ARTMS, mas todas nós cinco somos muito apaixonadas por música. Acho que todas que se uniram e se reuniram [aqui] tinham a maior vontade de dar vida ao ARTMS. Ao produzir este álbum, senti o quão sinceras todas nós éramos sobre música… Tínhamos muitos álbuns solo e units quando estávamos promovendo como LOONA, e você pode ver isso como nós continuando essa identidade. De certa forma, [ARTMS] pode ser visto como nós retomando nossa identidade. E como nossas habilidades são excelentes, lançamos álbuns solo, em units e de grupo.
Parece que vocês têm mais propriedade e responsabilidade desta vez. Deve ter havido pressão, mas vocês sentiram que poderiam compartilhar algo mais pessoal no ARTMS?
HeeJin: Normalmente, a empresa nos diz o que fazer, mas agora, como somos artistas ativos e estreando novamente, queríamos trabalhar na identidade do ARTMS. Demos muitas contribuições nas músicas e conceitos. Nossa empresa os recebeu positivamente e os refletiu em nosso trabalho, então eu diria que é um álbum que produzimos todos juntos.
Imagino que se reunir com o produtor original do LOONA, Jaden Jeong, deve ter sido especial. Foi divertido retornar a esse estilo de produção?
JinSoul: Tivemos um enredo em nosso grupo [LOONA] e os fãs gostam desse aspecto. Desenvolvemos ainda mais o enredo trabalhando novamente com Jaden Jeong, que [primeiro] criou esse enredo. E é ótimo adicionar ARTMS a ele também. Ao adicionar as cores do ARTMS, tudo se tornou mais diverso. Mantivemos um pouco da tradição para os fãs, e é ótimo mostrar mais lados de nós e ir mais fundo.
HeeJin: Acho que os fãs adoram mais que estejamos seguindo os enredos e expandindo-os.
Embora saibamos sobre a história do contrato do LOONA, estou mais interessado em como todos os 12 de vocês encontraram força e saíram disso juntas?
JinSoul: Todas têm conversas juntas. Mas durante esse tempo, nós olhamos para o que poderíamos fazer e pensamos em métodos para usar para seguir em frente.
Kim Lip: As integrantes cooperam bem juntas, então tendemos a respeitar as opiniões umas das outras, já que somos como uma família. Acho que foi assim que chegamos a uma conclusão.
HeeJin: Também não tem sentido se não fizermos isso juntos. Então, fizemos tudo juntos.
HaSeul: Somos uma família.
Deixando o passado de lado, se houver fãs — sejam eles Orbits ou OURII — que continuam preocupados com vocês ou querem falar com vocês, que palavras vocês compartilhariam com eles?
HeeJin: Estamos sempre simultaneamente gratas e arrependidas com os fãs. Demorou muito para o ARTMS estrear. Apesar disso, gostaria de agradecer aos fãs por nos esperarem. Também há fãs que se tornaram nossos fãs quando o ARTMS estreou. Promoveremos mais de agora em diante, então, fiquem tranquilos e fiquem de olho em nós. Não se preocupem…
Sejam seus shows ou produção de álbuns, qual é o processo criativo da ARTMS atualmente?
HeeJin: Temos participado profundamente do processo, mas podemos começar com uma resposta do principal membro do A&R?
JinSoul: Jaden Jeong geralmente traz muitas músicas, mas olhamos para os menores detalhes da produção. Por exemplo, dirigimos os vocais um para o outro ou selecionamos as fotos para serem incluídas no álbum. Também selecionamos o design da capa do álbum, cores de cabelo e estilo. Participamos da escrita das letras dessa vez também. A empresa trabalha em grandes tarefas e damos nossas contribuições detalhadas para mostrar o melhor de nós.
Leia mais: Hanni, do NewJeans, é selecionada para testemunhar sobre bullying no kpop
Do que vocês realmente têm orgulho de dizerem que trabalharam?
Kim Lip: Podemos dizer com orgulho que escrevemos a letra de “Sparkle”. E o lightstick!
HeeJin: Tivemos ideias para o bastão de luz e enviamos rascunhos. O design final foi ideia nossa. E pessoalmente, durante as promoções do “Virtual Angel”, eu queria pintar meu cabelo de branco porque eu achava que um anjo tinha uma imagem muito branca e brilhante. Então, mesmo tendo que sacrificar meu cabelo, eu queria fazer isso. Eu discuti isso com minha empresa e segui em frente.
Você nunca foi loira; seu cabelo está ótimo!
HeeJin: Este não é meu cabelo. [Todas riem] São extensões, meu cabelo está ruim.
Vocês acham que a indústria mudou desde quando estrearam até hoje?
Choerry: A situação pela qual nós 12 passamos foi triste, mas estou muito satisfeita com a ARTMS agora. Estou feliz por lançar ótimas músicas com as integrantes, minhas irmãs. Eu também acredito que temos muito tempo para passar com os fãs, então espero que possamos nos divertir e chegar até eles com lados melhores.
HaSeul: Eu diria que conseguimos subir no palco novamente, porque os fãs estavam esperando por nós. E isso foi possível porque temos fãs. A razão pela qual esperamos ansiosamente pelos shows da turnê com o passar do tempo é porque queremos mostrar uma ótima performance para os fãs que estão esperando há dois anos. Estamos realmente ansiosas por esta turnê.
O que podemos esperar do ARTMS daqui para frente, a turnê, o que segue?
Kim Lip: ARTMS é…
Todas: Férias! Depois da turnê…
Kim Lip: Isso é segredo, mas acho que nos prepararemos para o próximo álbum do ARTMS depois da turnê. Não sabemos os detalhes, mas acho que será um álbum pelo qual realmente ansiamos. Mas não está confirmado…
Ambos são importantes! Alguma última mensagem para os fãs caso não tenham podido ver vocês na turnê dessa vez?
HeeJin: Muito, muito obrigada por nos esperarem. Os fãs que compareceram aos nossos shows saberão, mas mesmo que sejamos menos membros como ARTMS, vocês poderão ver performances perfeitas. Nós nos tornamos artistas muito experientes. Muito obrigada por nos amarem e virem nos ver. Espero que os membros permaneçam saudáveis durante a turnê porque queremos promover o grupo para muitas pessoas.