fbpx
Você está lendo
Estrela do kpop, Yves celebra ter liberdade artística em carreira solo

Estrela do kpop, Yves celebra ter liberdade artística em carreira solo

Cantora de 27 anos conversou com a Billboard Brasil sobre trajetória

Avatar de Isabela Pacilio
Yves

Aos 27 anos, Yves desfruta da liberdade artística na nova fase da trajetória. A cantora sul-coreana, ex-integrante do grupo de kpop LOONA, lançou o primeiro EP solo “LOOP” –o título simboliza a quebra do ciclo de padrões que seguia antes da carreira solo.

“É uma oportunidade para focar e explorar meu lado criativo. Com esse álbum, tive a chance de falar sobre o que eu queria dizer e as histórias que queria compartilhar”, explica Yves em entrevista para a Billboard Brasil.

VEJA TAMBÉM
Shakira no Billboard Latin Week 2023

“LOOP” expressa a angústia e a frustração que sentimos quando estamos presos nos ciclos contínuos da vida. Em “Diorama”, Yves descreve as emoções mais íntimas quando confronta seu eu idealizado.

“Afterglow” explora os sentimentos conflitantes de estar preso entre um novo amor e aquele que já é familiar. E a faixa final, “금붕어(Goldfish)”, é uma mensagem de conforto Yves deseja enviar aos fãs que a apoiaram e a viram crescer ao longo dos anos.

“Às vezes, eu sonho com a melodia. Acordo, anoto e já começo a trabalhar. Gosto de ter a base antes e depois pensar no tema”, conta.

“Sinto que estou em um estágio de carreira que posso escolher as músicas que se encaixam nas minhas habilidades. O CEO [da gravadora Paix Per Mil] me dá muita liberdade.”

Yves diz se cobrar bastante para mostrar o melhor no palco. “A razão de eu ser dura comigo mesma é porque eu me amo muito. Sei que posso sempre fazer melhor e mantenho um padrão alto”, explica.

Para encontrar o equilíbrio necessário para aguentar as cobranças internas e da indústria, a cantora faz meditação.

“Acendo um incenso ou uma vela. Coloco uma música mais calma. Se tenho mais tempo, visito o templo. Isso me ajuda a tirar o estresse e fugir dessas pressões”, detalha.

Leia também: Quem é Seo In Guk, ator de dramas coreanos que vem ao Brasil

Yves
Yves (Paix Per Mil)

Crescimento em grupo

Yves, cujo nome é Ha Soo Young, debutou no kpop em 2016 e foi líder do LOONA. O grupo acabou no ano passado e as integrantes se dividiram em projetos solo.

“Mesmo se eu pudesse voltar no tempo, não faria nada diferente. Eu acredito, de verdade, que tomei as melhores decisões e fiz o melhor. É por isso que cheguei onde estou e quem sou hoje”, diz a cantora.

“Aprendi muito a como tomar decisões e, ao mesmo tempo, ouvir as diferentes opiniões das integrantes. Sinto orgulho de quando eu cresci e como sou mais determinada agora. Com as meninas, aprendi muito sobre amor. Aprendemos a nos acolher e ouvir cada uma. Ninguém é perfeito. Todas nós temos defeitos, então aprendemos a trabalhar e compensar essas falhas, além de crescer juntas”, avalia.

Entre os hits do LOONA estão “Hi High”, “PPT”, “Why Not?” e “Butterfly”. No YouTube, elas acumulam mais de 880 milhões de visualizações. O grupo foi e é um dos mais populares entre os fãs brasileiros.

“Quando entro no Instagram, sempre vejo as mensagens de amor deles. São tão apaixonados! Mesmo estando longe consigo sentir o carinho. Sou grata demais e quero visitar o Brasil um dia. Heejin [ex-LOONA e atualmente no grupo ARTMS] sabe muito sobre a cultura brasileira. Eu estava estudando com ela algumas expressões em português.”

Yves
Yves (Paix Per Mil)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.