Entenda a polêmica envolvendo Juliette, Duda Beat, Emicida e Bauducco
'Magia Amarela' e 'AmarElo' tiveram semelhanças apontadas por Evandro Fióti
Na última quarta-feira (17), Juliette e Duda Beat lançaram “Magia Amarela”, mas a música chamou mais atenção pelo conceito artístico. A semelhança estética com o álbum “AmarElo”, lançado por Emicida em 2019, e sua subsequente turnê e documentário, da Netflix, foi apontada pelos nas redes sociais. E aí começou uma grande confusão, que envolveu até a fábrica Bauducco.
Como começou a treta entre Juliette, Duda Beat, Emicida e Bauducco?
Evandro Fióti, irmão e parceiro do rapper, acusou a Bauducco de “roubar conceitualmente” seu projeto. Logo após a faixa de Juliette e Duda Beat ser lançada com alarde nas plataformas de música, o empresário fez uma transmissão ao vivo no Instagram e disse ter acionado sua equipe jurídica.
“Tem banda de artista de branco que a gente encontra em todo lugar que mal lançou um disco e já ganhou Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar o Grammy, e o trabalho que a gente ganhou esse Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, desabafou.
Fióti revelou que a música lançada por Juliette e Duda Beat faz parte de uma campanha publicitária da Bauducco, o que não havia sido sinalizado, de acordo com a recomendação do Conar, que regula o mercado publicitário.
“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou em um acordo”, explicou.
Fióti reforçou que a situação lhe gerou ódio, mas disse querer canalizar esse sentimento para “algo que mude a percepção das pessoas” no mercado musical. Em seu depoimento, o músico e empresário deixou claro que a responsabilidade era da Bauducco e da agência Galeria, que assina a campanha, e isentou Juliette e Duda Beat da culpa.
O que diz Juliette?
Em comunicado enviado à imprensa, a agência que administra a carreira de Juliette alegou que ela foi contratada como uma das intérpretes para o trabalho.
“A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.
Na noite de quarta-feira, a cantora soltou novo comunicado afirmando que jamais compactuaria com o que aconteceu, pediu desculpas e informou que a música seria retirada das plataformas. Ainda contou a campanha publicitária havia sido cancelada pela Bauducco. Fióti agradeceu a cantora publicamente.
E a Duda Beat?
Duda Beat foi a última a se posicionar. A cantora compartilhou seu posicionamento nas redes sociais no qual alegava não ter tido nenhuma participação criativa na idealização da campanha. Ela inclusive admitiu ter visto semelhanças entre o “Magia Amarela” e o trabalho de Emicida. No entanto, a cantora apagou o comunicado minutos depois.
“Desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de “Magia Amarela”)”, dizia o comunicado.
“A exclusão de Vassão do time de autores não foi informada pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores do projeto original AmarElo”, alegou na nota.
Na quinta-feira, Duda divulgou uma segunda nota, eximindo Vassão da responsabilidade e pedindo desculpas pelo que chamou de mal entendido.
O que diz a Bauducco?
Após a repercussão negativa, a Bauducco confirmou o cancelamento da campanha, parte do reposicionamento da marca para o Natal, e eximiu Juliette e Duda Beat de culpa. Segundo a Bauducco, ambas foram apenas intérpretes da canção e não participaram do processo criativo.
Antes do fiasco, a empresa havia promovido uma festa para lançar a campanha, que classificou como “momento histórico”. Nas redes sociais, pessoas atentaram para a falta de diversidade entre as pessoas apontadas como responsáveis pelo trabalho.