Conheça Nemo, que venceu o Eurovision 2024 com ‘The Code’
Suíça levou o troféu da competição pela terceira vez
A emocionante final do Eurovision 2024, realizada neste sábado (11) em Malmo, na Suécia, coroou Nemo com o troféu da competição pela ótima “The Code”. Pessoa não-binária, Nemo Mettler, de 24 anos, nasceu em Bienna, na Suíça. Além de cantar e fazer rap, Nemo também toca violino, piano e bateria.
Antes de representar seu país no Eurovision, Nemo havia participado da versão local do programa “The Masked Singer” em 2021/2022. Disfarçado de panda, ficou em quinto lugar na competição musical.
Seu primeiro EP, “Clownfisch” (sim, “peixe-palhaço”, como seu xará mais famoso da animação) chegou ao #95 lugar nos charts da Suíça. Em 2017, o single “Du” alcançou o #4 na parada local e ganhou disco de platina. Também localmente, Nemo conquistou todas os nove prêmios aos quais concorreu.
Em novembro de 2023, Nemo assumiu ser uma pessoa não-binária. Na ocasião, disse preferir ser chamado pelo nome de batismo em vez de usar os pronomes do alemão. Em inglês, usa “they/them”. “The Code”, canção que Nemo defendeu no Eurovision, fala sobre sua transição para o gênero neutro.
“A minha verdade é me sentir confortável comigo mesmo e perceber que não sou uma pessoa não-binária”, disse Nemo ao site “Eurovisionworld”. Para Nemo, poder compartilhar uma mensagem de aceitação e inclusão num concurso popular como o Eurovision foi tão importante quanto a vitória.
“O fato de poder me apresentar do jeito que eu sou é mais do que jamais poderia ter sonhado. Espero que as pessoas vejam que sou uma pessoa perfeita do jeito que sou, porque ninguém pode me dizer (ou a você) o contrário”, completou.