Nemo, da Suíça, vence o Eurovision 2024 com a canção ‘The Code’
Competição europeia teve sua final realizada neste sábado
A Suíça, representada por Nemo, uma pessoa não-binária, foi o país vencedor do Eurovision 2024. A canção “The Code” já havia sido a preferida na votação entre os 25 países finalistas da 68ª edição da competição e também se saiu muito bem na votação popular (que era paga), recebendo 591 pontos no total.
O pódio foi seguido por Baby Lasagna, da Croácia, com “Rim Tim Tagi Dim” e Alyona Alyona e Jerry Heil, da Ucrânia, com “Teresa & Maria”.
Embora os competidores tenham sido instruídos a não fazerem protestos no palco, Nemo pediu paz ao recebeu o troféu das mãos de Loreen, vencedora de 2023 com “Tattoo” (e que ganhou versão melhorada de Manu Bahtidão e Simone Mendes com “Daqui Pra Sempre”, #1 no Billboard Brasil Hot 100). Misturando drum and bass com rap e muitos falsetes a la Edson Cordeiro, a contagiante “The Code” detalha a experiência de Nemo em se aceitar uma pessoa não-binária.
Esta é a terceira vez que a Suíça ganha a competição. A grande final do Eurovision 2024 aconteceu em Malmo, na Suécia. Durante quatro horas, os representantes dos 25 países finalistas se apresentaram entre números do holograma do Abba (grupo revelado pela competição na década de 1970 com “Waterloo”), Conchita Wurst e Loreen.
Alegria e protestos
Como de costume, o Eurovision 2024 entregou uma farofada gostosa, com apresentações pitorescas e muito gogó. Mas também não faltaram protestos. A participação de Israel em meio à guerra contra a Palestina foi duramente criticada e toda vez que Martin Osterdahl, diretor da premiação, dava o ar da graça recebia sonoras vaias.
Graças a uma massiva campanha, Israel, um dos últimos colocados na votação entre os países, ganhou muitos pontos do júri popular e terminou a competição em quinto lugar.
A eliminação de Joost Klein, da Holanda, na véspera da finalíssima também não pegou bem. Sua música, “Europapa”, era uma das favoritas ao prêmio. Segundo a organização da competição, ele teria “ameaçado” uma das funcionárias.