Como Marquinhos Sensação e Prateado repaginaram sucessos do ‘samba 90’ em novo DVD
Eles, que se consideram irmãos, são responsáveis por mais de 500 sambas juntos
Marcos César de Souza, o Marquinhos Sensação, e Wilson Nascimento, o Prateado, se consideram muito mais que colegas na música. São irmãos.
O fato de ambos terem construído uma história de sucesso no grupo Sensação, um dos grandes nomes do samba e pagode entre o final dos anos 1980 e ao longo dos anos 1990, foi uma prova que o destino tinha a missão de unir esses dois – para o bem da música brasileira.
Agora, Marquinhos decidiu fazer uma espécie de homenagem ao compadre com o projeto “Pintando O Samba de Prateado“.
Até o momento, o DVD disponível no YouTube e com faixas nas plataformas de streaming conta com o cantor interpretando grandes canções idealizadas por Prateado.
Entre os convidados das canções divulgadas até agora estão Ferrugem, Rodriguinho e Luiz Cláudio Picolé.
“Vou te falar que nem sei se posso chamar esse projeto de homenagem?”, contou Marquinhos, em entrevista para Billboard Brasil.
“Um dia, o Marquinhos me ligou e disse que queria gravar um DVD. Logo pensei ‘beleza, vou ter que perder um tempo legal selecionando o repertório’. Foi quando ele disse que era só para escolher músicas minhas. De início, fiquei até meio surpreso, é algo muito significativo receber um convite desses de um cara que considero, além de um dos grandes cantores do Brasil, um compadre”, afirma Prateado.
O repertório
Apenas pelo Sensação, Prateado pode contar que tem mais de duas dezenas de música que estão na boca do povo. Sendo assim, a preocupação para pensar num repertório tem sentido. Escolher cerca de 10 canções para um DVD é um trabalho árduo para a dupla.
Das canções selecionadas até o momento, o público vai sentir falta de músicas como “Coral de Anjos“, “Oyá” e “Crianças do Brasil“.
Porém, Marquinhos já revelou que as três estarão na sequência do projeto e com uma participação. “Crianças do Brasil”, canção que tem uma crítica social a desigualdade social brasileira, terá as participações de Ice Blue e Mano Brown. Os dois integrantes do grupo de rap Racionais MCs já afirmaram diversas vezes que são fãs do Sensação.
O que foi o Sensação
Nascido em São Paulo no fim dos anos 1980, o grupo Sensação nasceu no “Botequim do Camisa”, da escola de samba paulistana Camisa Verde e Branco e se tornou um dos grandes fenômenos do do “pagode 90”, junto com grupos como Soweto, Negritude Jr., Exaltasamba e Katinguelê.
Formado por Marquinhos, Carica, Miltinho, João, Gazu, Reinaldinho e Cogumelo, o grupo tinha Prateado como produtor e diretor musical.
“Nós éramos até meio rejeitados por uma galera no começo porque usávamos metais, algo bem diferente. Tinha gente que falava como se fosse uma ‘banda de jazz’, como se fosse uma ofensa”, diz Marquinhos.