Como funciona portal de fãs de Taylor Swift que furou a bolha com mutirões
Update Swift Brasil organizou vaquinha e distribuição de água após morte de Ana


Taylor Swift fez o primeiro show da “The Eras Tour” na última sexta-feira (17), no Rio, sob extremo calor. Centenas de fãs da cantora passaram mal no Engenhão e a cantora até tentou ajudá-los distribuindo garrafas de água, mas não foi o suficiente. A sensação térmica chegou a 60ºC.
É clichê, mas a união faz, de verdade, a força. Nas redes sociais, os fãs de Taylor se mobilizaram para cobrar a T4F, produtora responsável pela turnê no país, por novas medidas de segurança e distribuição gratuita de água nos shows –especialmente depois da morte de Ana Clara Benevides, jovem de 23 anos que passou mal e desmaiou durante a apresentação de Taylor na sexta-feira (17). Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O portal Update Swift Brasil, seguido por mais de 209 mil pessoas na rede social anteriormente conhecida como Twitter até o fechamento deste texto, foi responsável por potencializar as cobranças, além de levar informações sobre as filas e shows em tempo real para os fãs.
“Vimos a nossa influência como oportunidade para dar voz e visibilidade a questões que não seriam levantadas facilmente”, diz Maria Fernanda Vieira, de 18 anos, uma das responsáveis pela produção de conteúdo do perfil na rede social, para a Billboard Brasil.
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“Além de ser uma página que informa atualizações sobre a Taylor, é um meio para dar voz aos fãs. Seria egoísmo da nossa parte não ajudar”, avalia. Além de mobilizar os fãs para conseguir a tão sonhada projeção de boas-vindas à cantora no Cristo Redentor, o perfil ajudou a organizar a arrecadação de dinheiro para que a família de Ana Clara pudesse transportar o corpo da jovem até Campo Grande (MS) e ainda cobrou posicionamento da T4F.
Vale lembrar que, até agora, a equipe de Taylor Swift e a própria cantora não entraram em contato com a família da jovem.

O perfil foi criado em 2014 por Sarah Cavalcanti da Silva, de 23 anos, por necessidade de encontrar uma fonte de notícias mais completa sobre Taylor. Quase uma década depois, a equipe conta com 15 pessoas, incluindo Naira Lise Aquino, Carlos Eduardo, Joana Laviola, Gabriel Garret, Thais Subtil, Beatriz Ferreira, Pedro Henrique Dantas, Vitória Maria Martins, Luiza Beatriz Prado e Maria Clara Nogueira Zacarin (com idades entre 18 e 27 anos).
“Somos muito unidos. Tenho o título de dona, mas não me sinto sozinha em nada e sei que posso contar com todo mundo! Qualquer coisa que seja em nome do USBR é meio que ‘responsabilidade’ de todos, inclusive as conquistas!”, explica Sarah.
“Se se algo sai errado, mesmo que seja culpa minha ou só de uma pessoa, a equipe toda sente! Claro que às vezes dou umas broncas para manter a ordem [risos]”.
A paixão pela cantora, claro, é outro ponto em comum entre todos os administradores. “Nos sentimos muito acolhidos pelas músicas e composições da Taylor, isso nos incentiva muito a dedicar uma parte da nossa rotina para ela”, explica João Lucas Santos, de 18.

Questionados sobre os maiores desafios em administrar um portal com milhares de seguidores, a responsabilidade pelos conteúdos divulgados é o ponto principal nas respostas.
“Somos fãs e assim como todos estamos suscetíveis a erros, e acabamos nos cobrando muito para nada acontecer errado! Se deixamos passar algo, a cobrança acaba caindo no nosso colo! Isso algumas vezes causa estresse, mas nada que supere a gratificação de ver nosso esforço e trabalho sendo reconhecido!”, diz Sarah.
“Precisamos ter muito cuidado com o que é dito”, completa Maria Fernanda.
“É aquela sensação de estar fazendo certo. Não dá para descrever o sentimento que estamos sentindo com as mensagens que estamos recebendo. É nosso maior objetivo, compartilhar informações e poder mostrar quem é a Taylor de verdade”.
