Como a Rico, braço da XP Investimentos, decidiu apostar no mercado da música
Empresa é responsável pelo festival Nômade, realizado em São Paulo
Os festivais de música tiveram um boom no Brasil nos últimos dois anos, embalados pelo pós-pandemia. Segundo o ‘Mapa dos Festivais’, em 2023, houve aumento de 54% na quantidade de eventos no país em relação ao ano anterior, beirando os 300 no ano. E os maiores, não raro, atraem dezenas de milhares de pessoas a cada dia. Segundo pesquisa da Prefeitura de São Paulo, de março do ano passado, 90% das pessoas que participaram de algum festival naquele ano pretende retornar em 2024 – ou seja, o universo musical encanta e engaja. Além disso, mais de 70% do público que frequenta festivais de música tem entre 18 e 29 anos – que é a faixa etária de boa parte do nosso público-alvo investidor.
A Rico, plataforma de serviços financeiros da XP Inc., tem a missão de descomplicar a vida financeira, principalmente de jovens adultos. E momentos de descontração são uma das principais demandas do público jovem – segundo um levantamento próprio, 28% dos nossos investidores querem usar seus rendimentos para curtir ‘rolês’ diversos, como passeios, eventos e viagens. Foi em busca de uma conexão com nossos clientes, que reforçasse a personalidade da nossa marca — jovem, atual e descolada –, que criamos o Rolê Rico — frente que reforça nosso compromisso com os universos da música, entretenimento e arte – inclusive independente.
Consideramos expandir a atuação, para além dos investimentos, porque a vida de nossos clientes também transcende as finanças. Percebemos uma crescente demanda por oportunidades que permitam não apenas acumular riqueza, mas também desfrutar do dia a dia. O ‘Rolê Rico’ é uma estratégia estruturada para atender esse anseio e fortalecer nossa conexão com nosso público. Acreditamos que os nossos clientes são fundamentais para a marca, e, por isso, nos dedicamos a entender suas necessidades e desejos.
Iniciativas presentes
O Rolê Rico vai muito além do universo musical – é uma plataforma que reforça a nossa presença nas áreas da arte e entretenimento. Há dois anos, trouxemos a maior roda gigante da América Latina, a Roda Rico, para o Parque Villa Lobos, oferecendo uma experiência sem precedentes aos visitantes. Em 2023, patrocinamos uma intervenção artística urbana em São Paulo, em colaboração com o artista visual, e cliente da marca, Rafael Sanches.
E não paramos por aí. No aplicativo da Rico, adicionamos a opção ‘Shows, festivais e eventos’ nos ‘Meus Objetivos’, uma ferramenta que ajuda os clientes a se programarem financeiramente para aproveitarem os melhores ‘rolês’. Nosso foco é fazer com que as pessoas invistam para usufruir do seu dinheiro com experiências memoráveis.
Para oficializar a nova frente e coroar nosso compromisso, escolhemos o Festival Nômade, que exalta a música brasileira em diversas sonoridades. Lá, oferecemos desconto na Roda Rico, um espaço exclusivo com um mirante para o palco principal, carregamento de celular movido a energia solar, distribuição de brindes, além de uma sessão de live painting.
Planos para o futuro
Para os próximos meses, planejamos continuar expandindo nossas iniciativas em tudo que preenche com vida o tempo dos investidores. Com novas parcerias e eventos programados, pretendemos fortalecer ainda mais o vínculo com nosso público, sempre com o objetivo de proporcionar experiências que possam levar para o resto da vida.
Estamos comprometidos em educar financeiramente nossos clientes e facilitar, que essa organização, ajude com que todos vivam momentos inesquecíveis. Queremos ser vistos como um parceiro na jornada financeira, e também na vida, de forma ampla, divertida e plena. Afinal, não se trata apenas de investir dinheiro, mas de investir em momentos que façam tudo valer a pena, infinitamente.
*Pedro Canellas é head da Rico