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Como a Hybe levou o universo do kpop para os Jogos Olímpicos de Paris

Como a Hybe levou o universo do kpop para os Jogos Olímpicos de Paris

Single de 'BSS', do SEVENTEEN, é o oficial da torcida do time da Coreia do Sul

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Se você já assistiu a um show de kpop, segurar o lightstick oficial de um artista é um aspecto crucial da experiência. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o time da Coreia do Sul levará essa característica dos fãs para a torcida. O movimento é resultado de uma parceria com a HYBE, líder da indústria do gênero que administra diversas carreiras, como a do BTS.

Portáteis com um tubo de plástico e um topo brilhante, os lightsticks não são descartáveis, e vêm personalizados para cada artista. Assim, se tornam uma forma de fãs e artistas curtirem a experiência ao vivo juntos. O BTS, por exemplo, tem um lightstick conhecido como ARMY BOMB”, com uma base preta e um globo transparente no topo que representa a tal “bomba” e brilha e muda de cor no ritmo de cada música do grupo, graças à tecnologia Bluetooth.

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No kpop, o lançamento oficial de um lightstick por um artista é considerado um passo importante na carreira e sinaliza futuros shows. A própria HYBE revelou o lightstick de uma de suas novas boybands, BOYNEXTDOOR, há menos de seis meses.

Agora, a unidade de negócios da empresa, HYBE IPX, fechou um acordo com o Comitê Olímpico e Esportivo da Coreia do Sul para levar a tecnologia para inspirar um fandom semelhante em Paris. A empresa fornecerá  lightsticks especialmente projetados para apoiar o Time Coreia, que competirá nos jogos.

Inspirados pela tocha e pelo estádio olímpicos, os lightsticks também mudam de cor e brilham em sincronia com os cantos da torcida.

Veja como funciona o lighstick do BTS

“O controle centralizado é a tecnologia mais destacada que nos diferencia dos outros,” explica Seung Suk Rhee, presidente da HYBE IPX, em uma entrevista exclusiva à Billboard. “Simplificando, podemos controlar facilmente os lightsticks dispersos em um grande espaço a partir de um console centralizado. Podemos fazer variações de acordo com a ocasião, desde shows de kpop até passeios em parques temáticos.”

O recém-revelado lightstick da Equipe Coreia coordena com o hino oficial de torcida deste ano, “Fighting”, de BSS do SEVENTEEN, com Lee Young-Ji.

“Será incrivelmente emocionante ver a grande multidão se unindo num só espírito, cantando nossa música em uníssono para torcer pelos atletas,” disseram os membros do BSS em uma declaração à Billboard.

“Estamos muito orgulhosos e honrados que ‘Fighting’ possa contribuir para a empolgação dos atletas do Time Coreia em um festival esportivo tão histórico. Isso tudo é graças aos [nossos fãs] CARATs, que demonstraram tanto amor pela música desde o ano passado, e mais uma vez estamos cheios de gratidão por nossos fãs. Através da batida enérgica e da letras divertida da música, que aumentam a paixão e o entusiasmo para torcer, esperamos passar a positividade e energia do BSS para os atletas do Time Coreia. Estamos torcendo para que eles aproveitem o momento e alcancem seus objetivos com todo o nosso coração.”

Para saber mais sobre como o lightstick de kpop chegou às Olimpíadas e para onde ele pode ir a seguir, continue lendo a entrevista com o presidente da HYBE IPX, Seung Suk Rhee.

Leia a entrevista da Hybe

Como foram as discussões para trazer BSS, do SEVENTEEN, e sua música ‘Fighting’ como a canção oficial de torcida para a Equipe Coreia?

“Fighting (feat. Lee Young-Ji)”, de BSS, emite a mensagem e o clima mais apropriado para um evento festivo, especialmente quando os atletas precisam de todo o apoio possível. Queríamos manter a empolgação para o Time Coreia e fazer dela uma música que os fãs lembrarão por anos. Também tocaremos “Fighting” como um dos hinos da torcida na Casa Coreia em Paris.

O que essa oportunidade diz sobre o kpop e o fandom de kpop?

Na HYBE, não vemos fãs de kpop e torcedores de esportes como diferentes. Acreditamos que fandoms, sejam eles de esportes, jogos, filmes, anime ou parques temáticos, compartilham uma “paixão”. Embora possam parecer diferentes, todos são movidos pelo desejo sincero de torcer e apoiar algo ou alguém que amam.

Quer os fãs de esportes usem camisetas e cantem músicas, quer os fãs de kpop acenem com lightsticks, eles estão enviando a mesma mensagem: “Eu te apoio”. Sob essa perspectiva, percebemos que poderíamos criar uma nova cultura ao introduzir o lightstick da HYBE no mundo dos esportes. Acreditamos que os fãs estão constantemente evoluindo ao participar ativamente e enviar sua energia para artistas e atletas de várias maneiras.

Quando surgiu a oportunidade de criar lightsticks para a Equipe Coreia?

No início do verão passado, com os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ganhando impulso global significativo, exploramos maneiras de integrar este evento à HYBE. Decidimos que a introdução de lightsticks seria ideal, pois representam os conceitos de “torcida” e “apoio”, que são igualmente cruciais tanto para fãs de música quanto para entusiastas do esporte. Abordamos o Comitê Olímpico e Esportivo da Coreia com essa ideia e encontramos um entendimento mútuo para liderar a cultura de torcida.

O fator mais crucial foi o design. Não podíamos simplesmente criar qualquer lightstick, mas precisávamos desenvolver um design que simbolizasse nosso país, assim como a bandeira nacional, Taegeukgiz. Para manter a forma única de um lightstick enquanto o tornávamos instantaneamente reconhecível como uma bandeira nacional, incorporamos motivos de uma tocha e de um estádio no design final.

O design é centrado em uma estética branca simples com uma forma que lembra uma tocha ou chama. Os raios de luz, que mudam de cor ou piscam cada vez que o botão é pressionado, são inspirados pelos símbolos olímpicos —incluindo os anéis azul, vermelho, amarelo, verde e preto. Como o preto não pode ser produzido com luz, substituímos por branco, a cor de fundo da bandeira olímpica, e adicionamos um toque de ouro, inspirado no logotipo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Considerando um design que reflete a identidade das Olimpíadas, também garantimos que ele se integrasse aos uniformes oficiais da Equipe Coreia.

Ouça a música oficial da torcida sul-coreana nas Olimpíadas

Qual foi a parte mais desafiadora de criar essa oportunidade?

Todos os membros da minha equipe têm trabalhado nesse projeto com grande seriedade. Claro que houve pressão devido à magnitude do evento, mesmo com shows organizados por artistas da HYBE em arenas. No entanto, esta é a primeira vez que colocaremos nossos lightsticks diante do mundo para ver.

Foi a primeira vez que os atletas do Time Coreia seguraram um lightstick em vez da uma bandeira nacional na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Esperamos que possamos contribuir para acender o espírito olímpico.

A HYBE IPX primeiro estendeu essa tecnologia além da música com a equipe coreana de e-sports T1 para o torneio League of Legends Champions neste verão. Como surgiu essa ideia?

Faz tempo que estamos preparando um projeto externo que pudesse mostrar nossa tecnologia de lightstick para um público mais amplo, mesmo além da indústria musical. Com isso em mente, discutimos novas oportunidades com parceiros em vários campos. Estamos atualmente discutindo várias colaborações para uma parceria de longo prazo, a primeira das quais é o T1 OFFICIAL LIGHT BAND, que foi apresentado pela primeira vez no evento “Home Ground” da T1 no final de junho. A equipe de produção da HYBE ajudou a dirigir as light bands durante o evento.

Você pode compartilhar mais sobre a HYBE IPX e seu papel na empresa?

A HYBE IPX é uma unidade de negócios que se concentra em criar oportunidades ilimitadas baseadas em IP de artistas e fornecer novas experiências aos fãs. Desenvolvemos mercadorias oficiais para eventos como turnês e aniversários, oferecemos produtos licenciados que trazem personagens e IP de artistas para o uso cotidiano e organizamos lojas pop-up globais que proporcionam aos fãs experiências únicas e imersivas. Os light sticks da HYBE, agora expandindo para esportes e esports além da música, são projetados, produzidos e fornecidos pela HYBE IPX, a mente por trás da tecnologia do light stick.

Além disso, a HYBE IPX lidera o planejamento e a execução de projetos colaborativos de IP com várias gravadoras e outras unidades de negócios dentro da HYBE, incluindo o FESTA de 10º Aniversário do BTS em 2023 e projetos “THE CITY”…SEVENTEEN ‘FOLLOW’ THE CITY BANGKOK em 2023, com outra edição emocionante chegando em agosto na ENHYPEN World Tour “FATE PLUS” THE CITY JAKARTA. Embaixadas de marcas, comerciais e várias parcerias envolvendo artistas da HYBE também fazem parte do nosso negócio.

Como líder da organização responsável por essas várias iniciativas e projetos, estou totalmente comprometido em garantir que os fãs tenham uma experiência excepcional com os artistas que amam, além de criar oportunidades para que se conectem e desfrutem de experiências memoráveis juntos.

A HYBE disse: “Com este sistema original de lightsticks, a HYBE pretende estender as inovações originadas no kpop para festivais e arenas em todo o mundo.” Você pode explicar isso mais detalhadamente?

Tenho certeza de que você já foi a shows organizados por artistas ou gravadoras de kpop. No momento em que você entra na arena, vê fãs agitando light sticks para apoiar seus artistas favoritos. É uma cultura e tecnologia especial cultivada dentro da indústria do K-pop. “Superfãs”, que pode ser a palavra-chave mais em alta na indústria musical atualmente, não se limitam à indústria musical, mas também existem em outras indústrias, como esportes, esports e animação. Vimos fãs de K-pop chorando, rindo, torcendo de felicidade [enquanto] levantavam seus light sticks bem alto. Desejamos estender esse momento emocionante para fãs de todo o mundo, não importa quem sejam seus favoritos.

Dos executivos interessados nessa tecnologia aos fãs que compram e usam lightsticks, o que mais você quer que os leitores saibam neste momento?

Na HYBE, acreditamos que os light sticks são mais do que apenas uma ferramenta de torcida. É uma forma que os fãs usam para mostrar seu apoio a seus artistas e atletas favoritos e um meio de criar um senso de camaradagem com outros fãs e uma “cultura de fãs” que amadureceu ao longo do tempo. Também é uma maneira para os fãs participarem de performances no palco ou eventos e interagirem com outros fãs, bem como com os artistas que estão no palco. Valorizando isso, continuaremos a nos esforçar para expandir ainda mais a cultura de light stick originada no K-pop para várias áreas.

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