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Cinco perguntas para Camila Ribeiro, da TIM

Cinco perguntas para Camila Ribeiro, da TIM

Calendário musical da marca planeja reunir mais de 500 artistas pelo Brasil

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Camila TIM

Quando a conversa é sobre música, a TIM fala muito bem do assunto. Com mais de duas décadas de projetos e ações que envolvem o universo musical, a marca soube utilizar o segmento como plataforma de comunicação para reforçar os seus valores e mensagens. Neste ano de 2024, a operadora colocou em prática um plano ambicioso e apostou em um calendário de eventos robusto – o maior da história da marca no Brasil -, patrocinando 26 festivais, em oito estados diferentes e com mais de 500 artistas envolvidos.

A executiva por trás dessa maratona é Camila Ribeiro, diretora sênior de advertising e branding da TIM, que em conversa exclusiva com a Billboard Brasil, contou um pouco mais sobre a relação da marca com a música e os festivais, das ativações e experiências que o público pode esperar no Rock in Rio, da contratação de influenciadores para amplificar a comunicação e dos seus desafios em um mundo cada vez mais digitalizado. Acompanhe abaixo trechos da entrevista!

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Você é uma profissional com mais de 20 anos de carreira, mas há um ano assumiu o posto de diretora sênior de advertising e branding da TIM. Como está sendo o desafio? 

Camila: Confesso que está sendo incrível! Tinha muita vontade de conhecer esse segmento que é tão diferente do que eu já trabalhei anteriormente. Essa é uma área apaixonante porque a gente consegue unir tecnologia com o nosso propósito. Afinal, estamos falando da experiência com o consumidor. Então, está sendo um desafio muito bacana e estou muito feliz. 

A marca possui uma relação com a música de mais de duas décadas. Como você observa esse segmento como plataforma de comunicação? É uma boa forma de se conectar com o consumidor e as novas gerações? 

Camila: A nossa história com a música vem, praticamente, desde que a gente existe. A marca está intimamente ligada com esse território e o mais bacana é que a gente conseguiu unir a tecnologia e a música para conseguir se conectar com o consumidor nos momentos mais importantes da vida dele. Além disso, conseguimos gerar momentos memoráveis e uma afinidade de marca que, muitas vezes, é tão difícil de conseguir no mercado. Essa é uma plataforma que a gente cuida com muito carinho. Então, quando a gente fala de liberdade de conexão, de equidade, de um line-up inclusivo, da valorização da música brasileira, essa também é uma forma da gente expressar os valores da marca. 

A marca será uma das patrocinadoras do Rock in Rio 2024. O que o público pode esperar em termos de ativações e experiências? 

Camila: Este ano trouxemos o calendário de eventos mais robusto da história da marca. Estamos falando de 26 eventos, em oito estados diferentes e mais de 500 artistas envolvidos. Somos uma marca nacional e queremos nos conectar com o consumidor onde quer que ele esteja. Então, começamos com o Festival de Salvador, depois o TIM Music Noites Cariocas, o TIM Music Rio, o TIM Music Goiânia, que aconteceu neste final de semana pela primeira vez, mas temos muita coisa acontecendo. Logo teremos o Na Praia, em Brasília, estaremos no Breve Festival, que acontece em Belo Horizonte, e no Sangue Novo, que acontece no Nordeste. Queremos estar presentes não só nos festivais nacionais, mas também naqueles que são importantes para as regiões.

Camila Ribeiro TIM Brasil 22
Camila Ribeiro, diretora sênior de advertising e branding da TIM (Divulgação)

No mês de setembro temos a nossa segunda participação no Rock in Rio. Em 2022, fomos a segunda marca mais lembrada do festival, com isso, em 2024 queremos continuar construindo essa ligação com o consumidor. Se no primeiro ano falamos muito de 5G, esse ano vamos falar de experiências fantásticas. Em parceria com a Eletromidia e a Rock World, trouxemos o Rock in History para celebrar os 40 anos do Rock in Rio. É uma gamificação pela cidade do Rio de Janeiro e, ao longo dos meses, as pessoas vão coletando badges e podem concorrer a ingressos. Então, trazemos a tecnologia e a música durante toda a nossa jornada até o Rock in Rio. Além disso, vamos trazer à tona todos os nossos projetos, valores e posicionamentos de marca.  

A cantora Iza e o apresentador Marcos Mion são dois dos embaixadores da marca e estrelam algumas das campanhas, mas como vocês trabalham o segmento do marketing de Influência para amplificar essa comunicação?

Camila: A Iza e o Mion traduzem as mensagens da marca e se conectam muito bem com o nosso público. Além de tudo, são pessoas maravilhosas e adoramos trabalhar com eles. Mas, quando a gente fala de estar presente na cultura e de fazer parte do momento, é óbvio que ter uma estratégia com influenciadores é super importante. Com isso, trabalhamos com criadores de conteúdo que possuam a cara, a diversidade e os valores da marca, para que eles nos ajudem a reverberar as mensagens e para nos conectar com a base de fãs deles. É uma estratégia super importante. 

A marca vem apostando na inovação trazendo serviços diferenciados como o Test Drive e a parceria com a Apple One para o cliente TIM Black. Essa aceleração digital também é um desafio? 

Camila: Se manter conectado em um mundo cada vez mais digitalizado é um desafio de todos, afinal, todos os dias encontramos uma ferramenta nova ou um jeito diferente de se conectar. Somos líderes no 5G, então, queremos convidar todo mundo para testar a nossa qualidade e comprovar a tecnologia por si próprio. Então, iniciativas como essa são importantes para a marca e vão sempre estar presentes. Até o final do ano o consumidor pode esperar ainda mais novidades e inovação. Tem bastante coisa ainda para acontecer. 

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