Cinco perguntas para Camila Ribeiro, da TIM
Calendário musical da marca planeja reunir mais de 500 artistas pelo Brasil
Quando a conversa é sobre música, a TIM fala muito bem do assunto. Com mais de duas décadas de projetos e ações que envolvem o universo musical, a marca soube utilizar o segmento como plataforma de comunicação para reforçar os seus valores e mensagens. Neste ano de 2024, a operadora colocou em prática um plano ambicioso e apostou em um calendário de eventos robusto – o maior da história da marca no Brasil -, patrocinando 26 festivais, em oito estados diferentes e com mais de 500 artistas envolvidos.
A executiva por trás dessa maratona é Camila Ribeiro, diretora sênior de advertising e branding da TIM, que em conversa exclusiva com a Billboard Brasil, contou um pouco mais sobre a relação da marca com a música e os festivais, das ativações e experiências que o público pode esperar no Rock in Rio, da contratação de influenciadores para amplificar a comunicação e dos seus desafios em um mundo cada vez mais digitalizado. Acompanhe abaixo trechos da entrevista!
Você é uma profissional com mais de 20 anos de carreira, mas há um ano assumiu o posto de diretora sênior de advertising e branding da TIM. Como está sendo o desafio?
Camila: Confesso que está sendo incrível! Tinha muita vontade de conhecer esse segmento que é tão diferente do que eu já trabalhei anteriormente. Essa é uma área apaixonante porque a gente consegue unir tecnologia com o nosso propósito. Afinal, estamos falando da experiência com o consumidor. Então, está sendo um desafio muito bacana e estou muito feliz.
A marca possui uma relação com a música de mais de duas décadas. Como você observa esse segmento como plataforma de comunicação? É uma boa forma de se conectar com o consumidor e as novas gerações?
Camila: A nossa história com a música vem, praticamente, desde que a gente existe. A marca está intimamente ligada com esse território e o mais bacana é que a gente conseguiu unir a tecnologia e a música para conseguir se conectar com o consumidor nos momentos mais importantes da vida dele. Além disso, conseguimos gerar momentos memoráveis e uma afinidade de marca que, muitas vezes, é tão difícil de conseguir no mercado. Essa é uma plataforma que a gente cuida com muito carinho. Então, quando a gente fala de liberdade de conexão, de equidade, de um line-up inclusivo, da valorização da música brasileira, essa também é uma forma da gente expressar os valores da marca.
A marca será uma das patrocinadoras do Rock in Rio 2024. O que o público pode esperar em termos de ativações e experiências?
Camila: Este ano trouxemos o calendário de eventos mais robusto da história da marca. Estamos falando de 26 eventos, em oito estados diferentes e mais de 500 artistas envolvidos. Somos uma marca nacional e queremos nos conectar com o consumidor onde quer que ele esteja. Então, começamos com o Festival de Salvador, depois o TIM Music Noites Cariocas, o TIM Music Rio, o TIM Music Goiânia, que aconteceu neste final de semana pela primeira vez, mas temos muita coisa acontecendo. Logo teremos o Na Praia, em Brasília, estaremos no Breve Festival, que acontece em Belo Horizonte, e no Sangue Novo, que acontece no Nordeste. Queremos estar presentes não só nos festivais nacionais, mas também naqueles que são importantes para as regiões.
No mês de setembro temos a nossa segunda participação no Rock in Rio. Em 2022, fomos a segunda marca mais lembrada do festival, com isso, em 2024 queremos continuar construindo essa ligação com o consumidor. Se no primeiro ano falamos muito de 5G, esse ano vamos falar de experiências fantásticas. Em parceria com a Eletromidia e a Rock World, trouxemos o Rock in History para celebrar os 40 anos do Rock in Rio. É uma gamificação pela cidade do Rio de Janeiro e, ao longo dos meses, as pessoas vão coletando badges e podem concorrer a ingressos. Então, trazemos a tecnologia e a música durante toda a nossa jornada até o Rock in Rio. Além disso, vamos trazer à tona todos os nossos projetos, valores e posicionamentos de marca.
A cantora Iza e o apresentador Marcos Mion são dois dos embaixadores da marca e estrelam algumas das campanhas, mas como vocês trabalham o segmento do marketing de Influência para amplificar essa comunicação?
Camila: A Iza e o Mion traduzem as mensagens da marca e se conectam muito bem com o nosso público. Além de tudo, são pessoas maravilhosas e adoramos trabalhar com eles. Mas, quando a gente fala de estar presente na cultura e de fazer parte do momento, é óbvio que ter uma estratégia com influenciadores é super importante. Com isso, trabalhamos com criadores de conteúdo que possuam a cara, a diversidade e os valores da marca, para que eles nos ajudem a reverberar as mensagens e para nos conectar com a base de fãs deles. É uma estratégia super importante.
A marca vem apostando na inovação trazendo serviços diferenciados como o Test Drive e a parceria com a Apple One para o cliente TIM Black. Essa aceleração digital também é um desafio?
Camila: Se manter conectado em um mundo cada vez mais digitalizado é um desafio de todos, afinal, todos os dias encontramos uma ferramenta nova ou um jeito diferente de se conectar. Somos líderes no 5G, então, queremos convidar todo mundo para testar a nossa qualidade e comprovar a tecnologia por si próprio. Então, iniciativas como essa são importantes para a marca e vão sempre estar presentes. Até o final do ano o consumidor pode esperar ainda mais novidades e inovação. Tem bastante coisa ainda para acontecer.