fbpx
Você está lendo
Big Ocean, grupo com integrantes surdos, abre caminho de inclusão no kpop

Big Ocean, grupo com integrantes surdos, abre caminho de inclusão no kpop

Em entrevista para a Billboard Brasil, trio falou sobre a trajetória na música

Avatar de Isabela Pacilio
Big Ocean

Big Ocean debutou no dia 20 de abril pela PARASTAR Entertainment e é o primeiro grupo de kpop a ter integrantes com deficiência auditiva. No TikTok, Park Hyunjin, Lee Chanyeon e Kim Jiseok se destacaram com vídeos sobre curiosidades do trio e com o lançamento de “Glow”, uma regravação do grupo H.O.T. Abrindo um novo precedente na indústria da música pop sul-coreana, os cantores querem ser exemplos e mostrar que todos podem conquistar seus sonhos, independentemente do que seja.

“A maneira como nos expressamos é mostrando aos outros como enfrentamos desafios inimagináveis. Nosso objetivo é espalhar energia e levar vida às pessoas, assim como o oceano”, diz Chanyeon em entrevista para a Billboard Brasil.

Veja também
Grupo de kpop TXT

“Em vez de sermos vistos como pessoas que lutam contra o preconceito, queremos apenas mostrar às pessoas que a deficiência, ou qualquer obstáculo que possam ter, nunca deve limitar a sua força de vontade e os seus planos”, acrescenta Hyunjin.

“Queremos abrir caminho para que outros sigam o exemplo na promoção da diversidade e da inclusão na indústria musical.”

Big Ocean
O Big Ocean é o primeiro grupo de kpop com integrantes surdos (PARASTAR Entertainment/Divulgação)

Inspiração na carreira

Chanyeon é o rapper principal e o mais velho do trio, nascido em 1998. Além da música, ele trabalha como fonoaudiólogo em um hospital. “Sempre me inspirei no Mark, do NCT, e no Shotaro, do RIIZE. Os movimentos de dança deles são impecáveis e me fizeram querer aprender e estudar mais”, conta.

Hyujin nasceu em outubro de 1999 e é o vocalista principal. O cantor, fã de TWICE e StrayKids, é formado em Engenharia e planejava, antes de se tornar idol, ser engenheiro de segurança digital.

“Foi a CEO da nossa empresa, Haley Cha, que me incentivou, inspirou e me deu a chance de seguir meu sonho de ser um ídolo. Quando eu era youtuber, ela me convidou para participar do Big Ocean. Após conhecê-la, percebi que partilhávamos a mesma visão e decidi assumir o desafio. Depois que comecei a treinar, tive Yeonjun do TXT como minha referência porque temos a mesma idade e temos MBTI [teste de personalidade Tipologia de Myers-Briggs]. Gosto dos movimentos dele também”, diz o cantor.

O mais novo, Jiseok, nasceu em 2003. Dançarino principal do grupo, ele começou a trabalhar como modelo. “Comecei a ter interesse pela música com o RM, do BTS, e os trabalhos sociais dele. Quero me tornar um artista como ele, que influencia positivamente outras pessoas”.

Big Ocean
Big Ocean debutou em abril de 2024 (PARASTAR Entertainment/Divulgação)

No TikTok, o Big Ocean acumula mais de quatro milhões de curtidas. Gratos pelo carinho que recebem, eles sonham em fazer uma turnê mundial para conhecer os fãs ao redor do mundo.

“Significa muito para nós que tantas pessoas nos reconheçam, [faz valer] todos aqueles treinos intensos e noites sem dormir”, diz Chanyeon.

“Um dia, quero que possamos cantar ao vivo para nossos fãs e realmente compartilhar nossas histórias. Para isso, precisamos treinar muito, claro”, acrescenta Jiseok. “Sou apaixonado por café e sei que os brasileiros gostam tanto que a primeira coisa que fazem é tomar café da manhã. Isso é algo [em comum] com os coreanos”, diz.

“Quero que nos desafiemos ainda mais musicalmente. Pessoalmente, estou muito interessado no som e em como ele funciona. O mesmo som pode ser percebido de forma diferente por cada um de nós. Quero apresentar ao mundo o tipo de música que só eu posso ouvir”, explica Hyunjin.

Veja também:

Longo caminho

Recém-debutados, os cantores estão trabalhando intensamente em novos projetos. Questionados sobre os conselhos que dariam aos jovens que querem seguir a carreira artística, Jiseok diz ser necessário ter honestidade dentro do coração e seguir em frente.

“Haverá momentos em que você só quer largar tudo e desistir. Tudo bem pausar e descansar, mas nunca pare”, acrescenta Chanyeon.

“Quando você toma coragem para se desafiar, você já está na metade do caminho. Antes de entrar para o Big Ocean, eu tinha medo de me mostrar ao público e ser criticado pelos outros. Quando me recompus e saí da zona de conforto, fiquei impressionado com todas as críticas positivas e o apoio que recebi do público. Em vez de depender da opinião de outras pessoas, se coloque sempre em primeiro lugar. Vá lá e experimente o fracasso e o sucesso por conta própria”, finaliza Hyunjin.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.