Apple Music planeja pagar mais para artistas que usarem o ‘Spatial Audio’
Ferramenta permite maior imersão do ouvinte
O serviço de streaming musical da Apple, o Apple Music, planeja aumentar os pagamentos de royalties para artistas que usarem o sistema “Spatial Audio”. O valor seria de 10% a mais para artistas que endossarem a tecnologia. As informações confirmam matéria do Bloomberg divulgada em dezembro de 2023.
A partir de janeiro, o incentivo financeiro será baseado na proporção de reproduções. Reproduções disponíveis na nova tecnologia de áudio receberão um fator de 1,1, enquanto reproduções disponíveis em áudio não-espacialcontinuarão com um fator de 1.
O “Spatial Audio”, introduzido pelo Apple Music em junho de 2021, oferece uma experiência auditiva imersiva usando a tecnologia Dolby Atmos. Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, acredita que esta é a direção futura da música, pois proporciona aos ouvintes a sensação de estar no palco com o artista.
As faixas de Áudio Espacial no Apple Music podem ser identificadas procurando pelo logotipo Dolby Atmos ou Dolby Audio.
Em dezembro, a Apple afirmou que, em 2023, 80% das canções que atingiram o topo do chart da empresa foram disponibilizadas na nova tecnologia.