Vigiar e cantar: 5 vezes que ministros do STF se envolveram com música
Video com Luís Roberto Barroso cantando com Diogo Nogueira viralizou nas redes
O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28).
Durante festa para celebrar o momento, o ministro da mais alta corte do judiciário brasileiro subiu ao palco e cantou “Aquarela do Brasil“, com Diogo Nogueira.
Tal momento descontraído viralizou nas redes sociais, mas não é algo fora da curva ver ministros do STF próximos do mundo musical. Separamos cinco momentos que refletem essa ligação:
A lei é: não deixe o samba morrer
Em agosto de 2018, a cantora Alcione foi para Brasília participar de um evento que discutiu a presença da mulher no poder estatal e na sociedade.
Na capital federal, a cantora se reuniu com Carmem Lúcia, então presidente do STF. O encontro também teve a presença da procuradora-geral da República à época, Raquel Dodge, e outras representantes do Poder Judiciário.
Em vídeo divulgado pela sambista, todas as mulheres aparecem bem feliz cantarolando “Não Deixe o Samba Morrer”.
Topo da carreira
O ministro Alexandre de Moraes ganhou fãs e haters nos últimos anos pelo seu papel no STF, principalmente em decisões relacionadas à defesa da democracia.
Porém, seu auge talvez tenha sido a música em sua homenagem, feita pelo grupo Arriba Saia.
A canção, que leva o seu nome, tem um verso que descreve muito bem o ministro: “Ele é careca, exigente, guarda a Constituição. Lá em Brasília todo mundo já tem medo do Xandão”.
Adoração
Uma das promessas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era nomear um ministro “terrivelmente evangélico”.
Ele cumpriu sua palavra nomeando André Mendonça, em 2021.
Na festa após assumir o cargo no STF, Mendonça aparece em um culto, cantando a plenos pulmões o louvor “Tá Chorando Por Quê”, de Amanda Wanessa.
Bateu saudade
Guitarrista de mão cheia, Luiz Fux estava curtindo uma festa quando encontrou o cantor e ator Evandro Mesquita, vocalista da banda Blitz.
O momento, registrado em vídeo, mostra o ministro do STF em completa nostalgia, agradecendo Evandro por ter marcado bons tempos da sua juventude.
Com o violão na mão, Fux decide arranhar “Um Dia de Domingo”, canção dos anos 1980 que ficou conhecida na voz de Tim Maia e Gal Costa.
Clima leve – na medida do possível
A música tem o poder de deixar as coisas mais tranquilas. Seja aquele momento antes de dormir ou a leitura de um voto importante na Suprema Corte.
Em julho de 2023, Luiz Fux lia seu voto numa sessão plenária quando é interrompido por “Hot My Mind Set On You”, do ex-Beatles George Harrison.
Inicialmente, ao perceber que o som tocava no plenário, Fux fez uma cara de quem não gostou muito. No entanto, mudou de ideia rapidamente.
“Bom, até que alivia um pouco esse momento de tensão”, brincou.