Costumo dizer que o Women’s Music Event Awards powered by Billboard Brasil é um celeiro, um grande útero de mulheres que fomentam, que fazem, que criam e que são a Música Popular Brasileira. A importância desse prêmio vem da gente enaltecer exclusivamente as mulheres, tendo um lugar sagrado só nosso, onde a gente se reconecta, se une e se fortalece.
Eu vivo sempre momentos lindos no WME, mas guardo especialmente na memória a edição do ano passado. Além de ter sido o sétimo ano consecutivo apresentando um prêmio de extrema importância para nossa sociedade e para nossa indústria musical, fui recebida com muito carinho pelas indicadas e pelos convidados. É sem- pre uma alegria poder estar à frente desse projeto, seja apresentando ou apoiando o trabalho exemplar das minhas amigas fundadoras Fátima Pissarra, Monique Dardenne e Claudia Assef.
Mais do que uma premiação, o WME oferece um palco para o empoderamento, para a liberdade e para o reconhecimento de talentos incríveis. Tanto de mulheres que estão em destaque quanto daquelas que atuam nos bastidores. Através dessa plataforma, promovem-se a geração de empregos, a criação de renda e o incentivo artístico, proporcionando a independência financeira para as mulheres que trabalham na música –seja no palco ou nos bastidores.
A cada ano, o prêmio se torna mais inclusivo, especialmente em termos de diversidade musical e regional. Na última edição, chegou à soma de 600 profissionais das mais diferentes áreas da indústria musical, espalhadas pelas cinco regiões do país. A votação é dividida entre votos do júri técnico e votação popular, por meio do site oficial.
O objetivo do prêmio sempre foi claro e grandioso: destacar a participação e promover a inclusão das mulheres no mercado musical. Com sete edições bem-sucedidas, indo para a oitava, o WME é a primeira premiação no Brasil totalmente dedicada a elas.
Se depender de mim, continuarei apresentando todas as edições, celebrando o protagonismo feminino, fazendo do WME Awards powered by Billboard Brasil uma das maiores premiações do nosso país. Sinto-me no dever de valorizar esse prêmio brasileiro que nos enaltece. É mais do que necessário, é uma honra. E vê-lo crescer me traz muito orgulho.
*Com mais de 20 anos de carreira, Preta Gil é cantora, empresária e apresentadora do WME Awards desde a primeira edição do evento. É sócia da Liga Entretenimento e da Mynd, movimentando mais de 2 milhões de pessoas no Carnaval com o seu Bloco da Preta.