The Box: conheça Felipe Moda, criador do projeto que invadiu o topo dos charts
O 'The Box Medley Funk 2' chegou ao segundo lugar do Billboard Brasil Hot 100
Uma caixa, um fundo verde, dois microfones, dois cigarros, e quatro cantores: essa é a fórmula dos medleys da The Box, que chamam atenção por sua identidade visual, onde os cantores rimam ao vivo. O projeto invadiu o charts nas últimas semanas com o “The Box Medley Funk 2”.
Nesta semana, MC Tuto, MC Laranjinha, MC Brinquedo e MC Cebezinho garantiram a medalha de prata no Billboard Brasil Hot 100. Além dos charts, a música, lançada no dia 18 de abril, se tornou um viral em pouco tempo. O vídeo oficial já conta mais de 45 milhões de visualizações, e chegou a ocupar o primeiro lugar dos vídeos musicais do YouTube.
Por trás deste sucesso existe uma mente pensante, um tanto misteriosa: Felipe Moda é o responsável por criar, roteirizar e produzir o The Box.
Como tudo começou?
Natural de Diadema, na grande São Paulo, o produtor de 24 anos não conhecia o mercado musical, mas teve uma ideia diferente e queria executar.
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“Eu não entendia nada de música, queria criar arte e fazer acontecer. Sempre me considerei um artista, minha inteligência sempre foi voltada à arte”, conta Felipe em entrevista à Billboard Brasil.
Sua paixão por medleys (também conhecidos com cyphers) começou ainda na escola. Em seus fones de ouvido tocavam os mais “estourados” da época, seus favoritos eram os feitos na “palma da mão”.
“Gostava de ouvir MC Disciplina, MC CH e MC Magrão da Perus. Eles não eram estourados, mas tinham medleys estourados no Facebook e no YouTube. Eu gostava do som ao vivo.”
Apesar de o medley de funk ser um dos mais conhecidos, o projeto começou no trap. Felipe conheceu o gênero aos 17 anos com referências gringas como Lil Pump e XXXTentacion (1998-2018).
O primeiro “The Boy Medley” foi lançado ainda na pandemia, em dezembro de 2020, e teve como convidados Bruxo, Martelin, Yung Nobre e QTZ Tivivin. No início, o jovem se alternava entre seu trabalho em um call center e a produção musical. “Eu juntava dinheiro o ano todo para fazer o medley”, relembra.
Apesar dos perrengues no início, ele acreditava muito no projeto, e deu certo. Além de estar segundo lugar no Billboard Brasil Hot 100, hoje o The Box faz parte do casting da Sony Music Brasil. “Por ser algo tão diferente, ele se vendeu sozinho.”
Identidade The Box
Antes de escolher os nomes para participar dos seus encontros musicais, a primeira coisa que o paulistano pensou para o projeto foi o visual, e como as pessoas seriam impactadas por ele.
“Criei na minha mente o contexto da caixa verde. Me inspirei em ‘Os Simpsons’, quando você vê o amarelo, você sabe que são eles. Quis fazer o mesmo: quando você vê o verde você vai saber que é a The Box”, explica.
Outra caraterística da criação do paulistano é proporcionar ao público a oportunidade de como o seu cantor favorito interpreta ao vivo, sem ter a necessidade de ir a um show. “A vibe é mostrar o artista. Você poder ver dos pés à cabeça como ele interpreta. Em ‘The Box Medley Funk 2’ todos os artistas rimaram ao vivo, sem playback e nada de edição. Damos essa liberdade para o artista a criar, esse é o conceito de medley de comunidade. Tudo ao vivo e na hora.”
Ainda este ano, Felipe Moda pretende lançar um álbum da The Box, e levar a famosa caixa verde para onde lhe der na telha. Ele já gravou na praia e numa cachoeira, e se depender da determinação do produtor, o céu é o limite.
“Fiz uma caixa de madeira desmontável de 3 metros de altura. Estou tirando a caixa de dentro do estúdio e levando para onde a imaginação permitir”, finaliza.