fbpx
Você está lendo
MC Brinquedo: ícone do funk de 2010 volta a bombar depois de hiato dos holofotes

MC Brinquedo: ícone do funk de 2010 volta a bombar depois de hiato dos holofotes

O cantor voltou para as mais ouvidas do país com o 'The Box Medley Funk 2'

Avatar de Ludmilla Correia
MC Brinquedo ganhou destaque no mundo do funk em 2014, com 13 anos

Se você cresceu e acompanhou o funk paulista na década de 2010, Vinicius Ricardo de Santos Moura, o MC Brinquedo, com certeza passou pela sua playlist. O cantor, de 22 anos, bombou na época com músicas como “Mundo dos Animais” e a sequência de “Roça Roça”. Além dos versos, o cantor chamava atenção por sua pouca idade, pois estourou aos 13 anos, e seu visual diferenciado: o cabelo metade rosa, metade azul.

Apesar de todo o sucesso, Brinquedo se retirou dos holofotes por um tempo. Nesse período, passou por questões de saúde mental e foi pai. O MC de Vila Natal, zona sul de São Paulo, voltou para o topo dos charts com o single “The Box Medley Funk 2”, em parceria com o projeto The Box, MC Cabezinho, MC Tutu e MC Laranjinha.

Veja também
Design sem nome 2024 05 06T161425.981

O medley estreou nas plataformas digitais no dia 18 de abril e, em menos de um mês, chegou ao top 10 das músicas mais ouvidas do país. No Billboard Brasil Hot 100, o “Medley Funk” estreou no dia 07 de maio em 42º lugar e, na atualização da última terça-feira (14), alcançou o quinto lugar do ranking.

“Esse som tomou uma proporção que foi além, furou bastante a bolha”, diz Felipe Moda, CEO do projeto “The Box”.

LEIA MAIS: Hit de MC Magrinho completa 10 anos sendo onipresente no funk

Além das rimas, identidade do projeto e os MCs mostrando o seu flow ao vivo, a participação do Brinquedo também foi importante para o desempenho da faixa.“Ele tinha uma espiritualidade, um negócio diferente. Uma vibe de líder“, relembra Felipe. 

0C2A9085 Easy Resize.com
MC Tuto, MC Laranjinha, MC Brinquedo e MC Cabezinho na gravação do ‘The Box Medley Funk 2’ (Divulgação)

“Já faz uma cota que eu quero descarregar o pente”, é assim que Brinquedo abre o “The Box Medley Funk 2”. O verso pode ter múltiplas interpretações, e uma delas é que ele quer falar, e falar muito.

Depois do crescimento da faixa nas redes, ele começou a fazer mistério. Em seu Instagram, ele apagou todas as fotos e deixou como foto de perfil a foto de seu amigo, MC Kevin (1998-2021).

VEJA MAIS: Como MC Kevin criou fórmula de sucesso que revolucionou a música brasileira

Nos stories, ele deixa desabafos enigmáticos. “Vai se F*** todo mundo que preferia a gente no fundo do poço, vocês vão ter que engolir seco. Essa vitória é da favela, de quem abraçou. Então, atura que o top 1 é logo ali”, postou ele na última quarta-feira (15).

“Nada é como antes depois desse dia. Sua energia é tão presente aqui, meu mano, que data de hoje, seu mano aqui na terra é top 1 no Brasil. Essa é para você”, publicou Brinquedo nos stories da última quinta-feira (16), quando chegou ao primeiro lugar do Spotify, no dia do aniversário de morte de MC Kevin.

Como MC Brinquedo começou?

O funkeiro deu seus primeiros passos na música ainda quando criança. A inspiração veio após uma conversa com seu pai.

“Meu pai ficou 19 anos preso, cresci visitando ele. Ele sempre estava com um parente do Lon [MC Lon]. Eu não sabia que ele só escutava funk, e ele me falou: ‘Você já escutou MC Lon? Ele é parente do menino que tá aqui comigo, depois escuta'”, contou Brinquedo em entrevista ao Podpah em 2022.

Após ouvir a recomendação do pai, Vinicius Ricardo decidiu que queria ser como MC Lon e passou a admirar o funkeiro, tanto que ele tem uma tatuagem do MC na sua perna. “Quando eu ouvi, já senti a energia e falei ‘quero ser igual esse cara'”, contou. 

Com 9 anos, ele começou a se apresentar em bailes e quermesses, mas sob o nome de MC VR. Seu primeiro som autoral foi “Boquinha de Aparelho”, mas ele estourou em 2014, aos 13 anos, com o sucesso “Roça Roça”, que posteriormente ganhou outras duas versões: “Roça Roça 2” e “Roça Roça 3”.

Assim como MC Pedrinho e MC Pikachu, MC Brinquedo atingiu o sucesso ainda na adolescência. Quem acompanha ele desde o começo talvez se esqueça que ele tem apenas 22 anos. 

Na década seguinte, o cantor se afastou dos holofotes e chegou a preocupar os fãs após falar sobre saúde mental nas redes sociais. Em 2020, ele postou a imagem de um cadeira em um fundo vazio. “Vi a vida acabar de perto, mas escutei hoje que no fundo do poço existe uma cama elástica e que daqui só vou para cima”, publicou na época.

“Muitas pessoas falam sobre cuidar do próximo, cuidar de si, eu cuidei de mim e quis melhorar, mas as pessoas que dizem sobre a vida são as mesmas que riem dos outros, não seja essa pessoa, seja como a luz que eu vi hoje e fez eu querer viver, seja luz na vida do próximo”, completou. Ainda quando estava afastado fez uma harmonização facial, e foi alvo de críticas na redes.

Em 2023, ele anunciou que iria ser pai, não deu detalhes sobre o sexo da criança, e disse que a mãe não gosta de se expor na internet.

Homenagem a MC Kevin

Em suas poucas aparições na web, Brinquedo sempre homenageia o amigo. Em março deste ano, ele surgiu andando de moto usando uma blusa com a foto de Kevin. “Se puder me ouvir, só vou dizer muito obrigado, para sempre é ‘nois que tá'”, dizia a frase estampada na camiseta.

MC Kevin morreu no dia 16 de maio de 2021, três dias após a morte, MC Brinquedo tatuou o rosto seu irmão de consideração. “Você é e sempre será minha inspiração. Meu foco agora é brilhar pra que você se orgulhe, anjo. Vou te carregar pra sempre, menino maluquinho.”, escreveu ele quando fez a tatuagem.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.