Tate McRae diz que o TikTok é uma ‘benção e maldição’
A nova carinha do pop, viralizou, entrou nos charts e nunca mais saiu
Como um furacão, ela surgiu e sacudiu a música pop, invadiu os charts e as paradas musicais e nunca mais saiu. Estamos falando de Tate McRae. Aos 20 anos, ela é apontada como promessa do gênero, que para alguns estava morto, para outros, calmo demais. O fato é que a chegada da jovem movimentou o mercado.
A canadense viralizou no TikTok, e foi aí que muitos a conheceram. Mesmo conhecendo a força que a plataforma lhe deu, ela responde na lata que a rede social é uma “benção e maldição” ao mesmo tempo.
Se você está perdido, vamos ter de situar. O maior sucesso dela até agora é “Greedy“. Assim como muitos cantores nacionais fizeram, Tate soltou uma prévia nas redes sociais, e a música se tornou um hit instantâneo. A versão oficial foi lançada no dia 15 de setembro. Logo em outubro, ela estreou no Billboard Brasil Hot 100 e não deixou o ranking.
“É uma bênção e uma maldição. As pessoas, às vezes, ficam irritadas com as músicas do TikTok porque estão constantemente sendo reproduzidas em excesso, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Vejo isso como algo positivo porque as pessoas estão se conectando com ela naquele momento. Eu escrevi a música e depois a coloquei nas mãos de todos os outros, e eles podem fazer o que quiserem com ela, escolher amar ou escolher odiar. É arte”, disse Tate McRae em entrevista à Billboard Brasil.
Entre as mais ouvidas do Brasil, atualmente, a música estava em 87º lugar, mas nos charts internacionais, ela não largou o topo. No Billboard Global 200, ela ocupa a segunda colocação, já no Billboard Hot 100 US, Tate está na quarta posição.
Durante o Natal, “Greedy” era uma única canção não natalina entre as 10 mais ouvidas do Top 50 Global do Spotify, batendo de frente com a rainha da época Mariah Carey. “Aquilo foi louco. Na verdade, foi tão engraçado. A minha [música] foi a única que não era de Natal que durou, o que muito engraçado de ver, mas estou muito grata por isso”.
Sentimentos reais
Quem pensa que ela é uma cantora de um hit só está enganado. A canadense fez seu debut na música em 2018 e hoje conta com dois álbuns de estúdio. Assim como sua amiga Olivia Rodrigo, a jovem canta as verdades que ninguém conta sobre a adolescência em suas canções. Em “?”, primeira faixa do ótimo disco de estreia de Tate, “I Used To Think I Could Fly”, ela já abre falando: “É louco para mim porque você cresce, perde amigos/ De repente, tem medo de coisas/Que você literalmente nunca teve medo antes”.
Para a jovem, fazer música é com uma sessão de terapia.”100% da minha música é a única maneira que tenho de falar sobre meus sentimentos. Então, é muito terapêutico quando consigo colocar exatamente nas palavras que imagino”, revelou.
Tate ainda celebra que o fato de suas canções se conectarem com diferentes públicos e expressarem seus sentimentos reais.” É por isso que ouço música, para encontrar uma maneira de expressar meus sentimentos em palavras. E honestamente, é por isso que escrevo, sabe, às vezes a música é a única coisa que traduz”, pontua.
No one hit wonder
No mundo pop, existe o mito do segundo álbum, e o medo dele não ser bem-sucedido quanto o primeiro. Isso não foi algo que assustou a canadense. “Sinto que não lidei como algo tão assustador. Depois do meu primeiro álbum, eu tinha tantas outras coisas para dizer que estava realmente pronta para voltar. Também sabia que queria seguir uma direção completamente diferente para o meu segundo álbum”, refletiu.
“Honestamente parecia um projeto totalmente novo. Não parecia uma extensão de nada. Eu estava avançando para um capítulo diferente da minha carreira e foi muito divertido brincar com isso, é empolgante”, completou.
O segundo disco “Think Later” foi lançado em dezembro, conta com o hit “Greedy” outras faixas de destaque. Se você apenas conhece essa música, aqui fica o convite para conhecer a discografia de Tate McRae, e guarde esse nome, você vai ouvir muito sobre ela nos próximos anos.