“Sou Filho Dela” mostra Elis Regina sob o ponto de vista dos herdeiros
João Marcello e Pedro Mariano falam da mãe no programa da PlayPlus
Elis Regina (1945-1982) foi a maior cantora brasileira. Nenhuma outra intérprete a superou em força dramática, afinação e repertório. A cidadã Elis Regina de Carvalho Costa, contudo, ainda é um mistério para muita gente. Embora nunca escondesse fatos de sua vida pessoal, poucas pessoas tinham acesso ao seu dia-a-dia.
“Eu Sou Filho Dela –Elis Regina” , em cartaz na plataforma de streaming PlayPlus, da Rede Record, joga uma luz sobre a vida doméstica da grande cantora brasileira. Os irmãos João Marcello Bôscoli e Pedro Mariano, filhos da união de Elis com o jornalista Ronaldo Bôscoli (1928-1994) e com o músico e arranjador César Camargo Mariano narram suas experiências ao lado da mãe fora dos holofotes. “Ela levava para a escola, fazia o açougue, fazia compras… Não é apenas uma voz num disco para as pessoas”, diz Pedro Mariano.
Um dos trunfos do documentário está em levar para o estúdio em que reproduz a sala da casa em que viveram com a mãe, na Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. Ela é fundamental para entender como Elis vivia ao lado dos filhos (falta Maria Rita) e do então marido, César Mariano.
Os momentos mais pungentes, contudo, foram gravados no habitat dos dois artistas. João falou com a reportagem no seu estúdio, ao passo em que Pedro gravou um depoimento na casa dele. João emociona-se ao relatar o momento em que, ainda bebê, foi desenganado pelos médicos (ele sofria de um problema alérgico), e foi “salvo” pelo canto da mãe, que passou a noite inteira ao seu lado. Pedro, por seu turno, mostra objetos pessoais da mãe –entre eles o passaporte e uma carteira, contendo alguns cruzeiros e centavos– e a estátua diminuta de uma coruja, presente que deu no Dia das Mães. É outra cena pungente: ele parece agarrar-se àqueles pertences porque são um sinal da presença da mãe naquele lugar.
“Sou Filho Dela –Elis Regina” é o pontapé inicial de uma série de programas dedicados aos rebentos dos grandes ídolos da música brasileira. O próximo da lista será Elza Soares (veja abaixo).