Simone Mendes e Ana Castela são alvos notícias falsas no Instagram
Equipe de Ana reitera que pretende agir judicialmente contra as fake news
Simone Mendes e Ana Castela se tornaram alvos de anúncios falsos feitos no Instagram. Nas imagens, que foram impulsionadas na rede social, o nome das cantoras aparece atrelado a alguma notícia sensacionalista com a identidade visual copiada de veículos jornalísticos.
O visual de portais como G1, GShow e Folha de S.Paulo foi usado nos anúncios. No que envolve Ana Castela, há uma chamada dizendo que ela teria se envolvido em um “escândalo financeiro”. “Isso arruinou sua reputação e carreira?”, questiona o anúncio, esperando que a curiosidade da notícia falsa leve o usuário da rede social a clicar nela.
A reportagem foi impactada ao menos três vezes com links falsos da cantora só nesta segunda-feira (26). Em contato com a Billboard Brasil, a equipe de Ana revelou que vai agir judicialmente. “Reiteramos que as notícias são falsas e vamos analisar junto ao departamento jurídico as medidas cabíveis.”
Já na notícia falsa sobre Simone Mendes há uma frase dizendo: “Essa entrevista acabou com a carreira dela”. Ao clicar, o usuário é direcionado para uma página falsa do GShow. Lá, uma entrevista falsa de Simone é mostrada com links para sites que ajudariam a pessoa a ganhar dinheiro. A Billboard Brasil não recomenda que internautas interajam com os links.
Os anúncios teriam sido impulsionados dentro da plataforma Meta, que gerencia Instagram, WhatsApp, Facebook e Threads. O usuário paga para ter sua publicação entregue para mais pessoas, e essa solicitação é analisada pela própria empresa.
A Globo, que teve duas de suas marcas usadas nas informações falsas, revelou para a Billboard Brasil dizendo que está “avaliando medidas cabíveis”.
A Billboard Brasil entrou em contato com a Meta para entender como esses anúncios falsos foram para o ar, mas não obteve respostas até a publicação. O mesmo acontece com a cantora Simone Mendes e com a Folha de São Paulo. O espaço segue aberto.