Scatman John, a inspiração de ‘Pi Po Po Po Ro Po’, transformou gagueira em hit global
Músico norte-americano uniu scat singing com hip hop e techno
Scatman John foi um músico norte-americano, famoso pelo hit “Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)”, lançado em 1994. Trinta anos depois, a música voltaria às paradas como uma versão abrasileirada em “Pi Po Po Po Ro Po”, de Pedrinha Moraes.
Nascido na Califórnia, nos Estados Unidos, John Paul Larkin era gago e ainda na adolescência conheceu o universo do scat singing –técnica criada por Louis Armstrong em que se canta vocalizando sílabas, palavras sem sentido e também sem palavras.
A técnica, muito usada no jazz, foi a maneira que Scatman encontrou para se expressar artisticamente. Ele também tocava piano.
O cantor morou em Berlim, na Alemanha, onde cresceu como símbolo do scat singing e uniu a técnica com o hip hop e o techno.
A mistura deu à luz o primeiro single dele, “Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)”. Em setembro de 1995, o single alcançou o 60º lugar no Hot 100 da Billboard dos Estados Unidos.
Scatman morreu aos 52 anos, vítima de um câncer de pulmão.
Hit abrasileirado
“Pi Po Po Po Ro Po” estreou no Hot 100 da Billboard Brasil. O hit viral de Pedrinha Moraes (leia-se Pédrinha, como no diminutivo de pedra) ficou em 89º lugar nos charts e se tornou uma das músicas mais ouvidas do país.
O cantor de Goiás é uma das revelações do forró e é seguido por mais de 425 mil pessoas no Instagram. Entre outros hits estão “Amor da Minha Vida” e “Eu Vou Ce Não Vai”.