Rock in Rio x The Town: as semelhanças e diferenças entre os festivais
Irmão mais novo do festival carioca estreou em 2023 em São PAulo
Em 2024, o Rock in Rio completa 40 anos. E é justamente nesta edição em que eu estreio minha participação no evento. Já acompanhei pela televisão, redes sociais e tive o que achei ter sido um gostinho durante o The Town. O festival, realizado pelos mesmos produtores, prometeu ser o irmão mais novo paulistano do festival. Ok, eu consigo ver as semelhanças no DNA. Tem algo ali e acolá que lembra. Mas não dá pra cravar que são irmãos… gêmeos
A sensação que tive quando pisei na Cidade do Rock pela primeira vez é a mesma quando você precisa fazer caber mais roupas do que uma mala de viagem pode suportar. Sensação comum entre a maioria: você enfia, aperta, senta em cima da mala e fecha naquele desespero. “Quando eu chegar lá, eu lido com isso.”
Quando se chega lá —esse lá sendo o Autódromo de Interlagos— está na hora de abrir a mala. Tudo explode na sua cara. Palco Mundo (que de tão apertado se transformou em Skyline) de um lado; Palco Sunset-The One do outro; praça gourmet; ativação de um e de outro patrocinador. Tudo vira uma coisa só.
Mas acontece que em casa tem o lugar certinho para cada coisa. Os espaços se conversam, a decoração faz sentido, as visitas conseguem se movimentar tranquilamente. Até a vista dos convidados VIPs é melhor no festival carioca.
Já no The Town, com a mala que explodiu, ficou difícil de se movimentar. Um palco meio em cima do outro, com sons se atropelando e uma espécie de funil no meio de tudo, dificultando a circulação.
Apesar de irmãos, e de funcionarem com a mesma essência da família Medina, Rock in Rio e The Town são muito diferentes. O Rock in Rio se impõe pelo tamanho e organização. Diferentemente da versão paulista, que teve uma estreia um tanto quanto conturbada, a experiência se torna mais agradável em terras cariocas.
Mas os dois festivais também têm características semelhantes, não se engane. Em ambas as versões do festival, o banheiro atende bem a multidão que se aglomera para os shows. Existem diversas ativações: brinquedos, tirolesa no meio do palco principal, ativações a cada metro quadrado. A diversidade musical também está presente nos dois eventos. As atrações vão do funk ao rock, para todo tipo de gosto.
Que a celebração dos 40 anos de Rock in Rio deixe as malas mais bem organizadas para o próximo The Town.