Rock in Rio: relembre o histórico show do Queen no festival
Hits em uníssono e tensão nos bastidores marcaram apresentação da banda inglesa
A menos de um mês do início do Rock in Rio, a Cidade do Rock se prepara para comemorar os 40 anos do festival —veja os horários dos shows da edição 2024.
Ao longo destas quatro décadas, o evento recebeu grandes nomes da música nacional e internacional, que fizeram apresentações marcantes –e que são lembradas até hoje. Entre os shows históricos do Rock in Rio, sem dúvida, estão os do Queen.
A banda liderada por Freddie Mercury (1946-1991) se apresentou na edição de estreia e ajudou a consolidar a imagem e a importância do festival. Os britânicos participaram de duas noites memoráveis, subindo ao palco nos dias 11 e 18 de janeiro de 1985, e recebendo 250 mil pessoas em cada data.
Atraso e tensão no backstage
Quem vê a emoção e o legado deixados pelas apresentações talvez não imagine o clima tenso nos bastidores. Além das várias exigências feitas por Freddie, os integrantes da banda estavam brigados e solicitaram camarins separados.
Mesmo com duas horas de atraso, a banda subiu ao palco e fez história. Eles deixaram a plateia eufórica, cantando seus maiores sucessos, como “We Will Rock You”, “We Are the Champions”, “I Want to Break Free” e “Bohemian Rhapsody”.
No entanto, quando se fala em Queen e Rock in Rio, a primeira imagem que vem à cabeça é a de milhares de pessoas cantando em uníssono o hit “Love Of My Life”. O impacto desse momento é tanto que ele foi eternizado na cinebiografia de Freddie Mercury, “Bohemian Rhapsody”, de 2018.
Mas também não podemos esquecer de “Radio Ga Ga”, quando a plateia acompanhou o vocalista em sintonia com as palmas e os agudos marcantes da canção.
Até hoje, o show é lembrado como um dos mais importantes da carreira dos britânicos e foi transformado no VHS –e, posteriormente, DVD– “Queen – Live in Rio”.
Após a morte de Freddie Mercury, Adam Lambert assumiu os vocais. A nova formação do Queen se apresentou no Rock in Rio em 2015, 30 anos depois. Na ocasião, a banda relembrou o momento e homenageou o ex-vocalista.
A edição de 40 anos do Rock in Rio acontece nos dias 13, 14, 15,19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.