Você está lendo
Quem hitou no futebol americano e, mona, o que é um Super Bowl?

Quem hitou no futebol americano e, mona, o que é um Super Bowl?

Um guia desse Grammy que tem dois jogos de futebol antes e depois do show

Avatar de Billboard Brasil
super bowl charts

Chegou o grande dia, o Grammy do futebol americano —no qual, estranhamente, um show incrível tem um jogo antes e depois! Neste domingo (9), Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs se enfrentam no Super Bowl LIX, o maior evento da NFL – ou, se preferir, a Billboard Hot 100 dos esportes. O palco dessa super performance é o Caesars Superdome, em Nova Orleans, e rola às 20h30 (horário de Brasília).

Se você quer saber tudo sobre o halftime show e a presença histórica de Kendrick Lamar, você pode entender como esse convite rachou o hip hop e também saber como assistir um dos shows mais aguardados da história do evento.

VEJA TAMBÉM
Apolinho, Antero Greco e Silvio Luiz: ícones do esporte com um pé na música

Aqui, queremos falar sobre esse tal de jogo.

O line-up da Final

Os Eagles e os Chiefs são os headliners dessa noite épica. Os Eagles vieram da NFC (algo como a versão pop da NFL) e, com uma tour de sucesso, eliminaram os Green Bay Packers, Los Angeles Rams e Washington Commanders nos playoffs. Já os Chiefs são os reis da AFC (o lado mais hip-hop/trap da liga), e seguem dominando os charts por três anos consecutivos, assim como uma tal lourinha andou sempre dominando as últimas paradas.

O histórico de confronto: flop ou hit?

Os Chiefs e os Eagles já dividiram os palcos 11 vezes. Nos charts históricos, os Chiefs lideram com seis vitórias, mas os Eagles vêm coladinhos com cinco. Eles já se enfrentaram no Super Bowl há dois anos, quando os Chiefs venceram por 38 a 35 – foi tipo quando Beyoncé e Adele disputaram o Álbum do Ano no Grammy e a Adele levou.

Quem já venceu esses Grammys?

Os Chiefs já subiram no palco final do Super Bowl seis vezes e levaram o troféu quatro vezes, sendo os atuais bicampeões – a era “Reputation” deles. Já os Eagles têm um único título de Super Bowl, conquistado em 2017-18, mas antes disso, ganharam campeonatos da NFL pré-Super Bowl, tipo uma artista indie que tinha aclamação antes de assinar com uma grande gravadora.

Os divos desse festival

Kansas City Chiefs

  • Patrick Mahomes é o verdadeiro hitmaker dos Chiefs, o equivalente esportivo da Travis Scott dominando as paradas desde 2018. Se ele vencer mais um Super Bowl, entrará no mesmo patamar de lendas como Tom Brady.
  • Travis Kelce é o segundo nome mais quente do time – e não só porque namora a Taylor Swift. O tight end é tipo o feat perfeito em qualquer música, sempre aparecendo na hora certa para pegar a bola e marcar pontos.
  • Chris Jones é a defesa dos Chiefs, o equivalente ao beat pesado em um smash hit, quebrando as linhas adversárias como se fosse um drop perfeito em uma track de música eletrônica.

Philadelphia Eagles

  • Saquon Barkley é a nova aposta viral dos Eagles, o equivalente ao debut album de um artista que já chega quebrando recordes.
  • Jalen Hurts, o quarterback do time, tem aquela energia de artista em ascensão pronto para levar um Grammy —ou, no caso, um Super Bowl.
  • A.J. Brown e DeVonta Smith são a dupla pop perfeita dos Eagles, tipo Destiny’s Child antes da Beyoncé seguir carreira solo. Se a bola vai para um deles, já pode esperar um hit.

Os treinadores, digo, os produtores

  • Andy Reid (Chiefs) é tipo o Max Martin do futebol americano —um hitmaker que está por trás de múltiplos sucessos de Backstreet Boys, Katy Perry, Maroon 5—, dominando as paradas há anos.
  • Nick Sirianni (Eagles) é um Finneas O’Connell —irmão de Billie Eilish. Produtor revelação, com uma carreira recente, mas cheia de potencial para destronar os grandes nomes.

Quem é o kingo favorito?

As casas de apostas apontam os Chiefs como favoritos por 1.5 ponto –tipo quando as previsões indicam que a Beyoncé vai ganhar o Álbum do Ano, mas no fim a gente sabe que o jogo pode virar. Se bem que esse ano deu bom…

E, sim, finalmente, o show do intervalo

A atração do intervalo do Super Bowl é o rapper Kendrick Lamar. Recentemente premiado com cinco Grammys pela música “Not Like Us”, uma letra na qual ataca o rival Drake, Lamar prometeu uma apresentação focada em contar uma história; se esta história incluirá menções a Drake e outros críticos é a questão.

Autor de sucessos como “Alright”, “All the Stars”, “Money Trees”, “M.A.A.D. City”, “DNA”, “Humble”, “luther” e “Element”, entre outros, Kendrick é talvez o maior nome do hip-hop na atualidade. Mesmo assim, sua segunda aparição no show do Super Bowl (participou da performance capitaneada por Dr. Dre em 2022) gerou muita polêmica, devido à ausência de Lil Wayne, rapper icônico de Nova Orleans, sede da partida. Será interessante ver como o público local o recepcionará no estádio.

A cantora SZA, parceira de Lamar em diversas canções de seu catálogo, é a única participação especial confirmada, mas muitas vezes outros artistas fazem aparições surpresa. Foi o caso em 2022, quando 50 Cent participou do show de Dre mesmo sem ter sido anunciado anteriormente.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.