Kendrick Lamar no Super Bowl: anúncio rachou hip hop e pôs Minaj contra Jay-Z
Tudo porque Lil' Wayne é de Nova Orleans, cidade que hospeda a final da NFL


O multipremiado no Grammy Kendrick Lamar faz jus ao status que ocupa de maior nome do rap americano após “not like us” e convite para estrelar o half time show da final da NFL entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, que rola neste domingo (9). Mas o anúncio de sua presença no evento causou um verdadeiro racha no elenco do hip-hop com personagens como Lil’ Wayne, Nicki Minaj e Jay-Z. Como se não bastasse, a treta também envolve… Drake.
Após a NFL divulgar um vídeo com Kendrick lançando bolas com uma bandeira dos EUA ao fundo, o rapper Lil Wayne postou um vídeo em seu Instagram, desolado com a escolha pelo rapper de Compton. Originário de Nova Orleans, cidade que hospeda o Super Bowl 2025, Wayne disse que “aquilo doeu”.
“Aquilo doeu, doeu muito. Eu me culpo por não estar mentalmente preparado para uma decepção, por me colocar mentalmente naquela posição automaticamente. Mas eu pensei que não havia nada melhor: naquele lugar, naquele palco, naquela plataforma, naquela cidade”, disse. A amiga Nicki Minaj defendeu Wayne e subiu o tom contra Jay-Z, dono da Roc Nation, empresa que produz o show do intervalo do Super Bowl desde 2019.
“Ele tem tudo no mundo e mesmo assim continua rancoroso e malvado. Nojento. Negou a um jovem negro o que ele tem por direito, apenas pelo seu ego. Seu ódio por Birdman, Drake e por mim fez você punir Lil Wayne? O melhor de todos os tempos! Você não sabe metade do que ele fez por mim e pelos outros”, disse Nicki no Twitter/X.
Sim, você leu certo. Drake. O pano de fundo das declarações de Nicki são rixas passadas de Jay com Lil Wayne e seu ex-sócio, Birdman. Além disso, Kendrick Lamar recebeu um Grammy recentemente pela faixa “Not Like Us”, um ataque direcionado a Drake, protegido de Wayne. Outros rappers também ficaram indignados com a escolha de Kendrick em detrimento a Lil Wayne. Birdman, Cam’ron, Mase e Master P se manifestaram a favor do artista de Nova Orleans. Com a revolta na cena, Kendrick Lamar se pronunciou de uma forma diferente das redes sociais.
Depois de indiretas, as pazes
Kendrick documentou a treta no álbum “GNX”, de 2024. Ressaltou que Wayne era um artista frequente em suas audições, mas que seu “trabalho duro” pode ter incomodado o rapper. “Eu costumava ouvir Tha Carter III, eu exibia orgulhoso meu cordão. Ironia, eu acho que meu trabalho duro decepcionou Lil Wayne. Me chamem de maluco, todos são questionáveis. Virei um esquimó, me distanciei”, ele diz em “wacced out murals”. “Tha Carter III” é um dos álbuns mais populares da primeira década deste século do hip hop.
Alvo das alfinetadas da música, Lil Wayne reagiu nas redes sociais e deixou uma advertência para Kendrick, prometendo responder caso a situação piorasse.
– Cara, o que eu faço? Eu estou tranquilo, e eles ainda querem minha cabeça. Não confundam gentileza com fraqueza. Deixem esse gigante dormir. Eu imploro a todos vocês. Ninguém realmente quer destruição, nem eu. Mas eu destruirei se for perturbado. Juro por mim – escreveu Lil Wayne.
Depois disso, Lil Wayne revelou no programa do colunista americano Skip Bayless que conversou com Kendrick, desejando o melhor para o show no Super Bowl e fazendo votos de sucesso.