Quem é a pessoa mais jovem a vencer o Grammy?
Premiação mais importante da música já celebrou prodígios da área
A 66ª edição do Grammy acontece neste domingo (4), a partir das 22h (horário de Brasília), diretamente de Los Angeles, na Califórnia. E apesar de ser a premiação mais tradicional da música internacional, o Grammy faz questão de premiar além de nomes estabelecidos no meio, e celebra também jovens talentos que se destacam na indústria do entretenimento.
Esses cantores entraram para a seleta lista dos talentos mais jovens que já ganharam o gramofone mais requisitado da música. Mas, afinal, quem foi a pessoa mais jovem a conquistar o prêmio?
Quem é a pessoa mais jovem a vencer o Grammy?
Em 2002, o trio Irmãs Peassal participou da trilha sonora do filme dos irmãos Joel e Ethan Coen “Irmão, onde estás?”. O projeto conquistou o prêmio de álbum do ano, o que as tornou as vencedoras mais jovens na categoria. Na época, as irmãs tinham 7, 9, e 13 anos. Com isso, Leah Peassal, a caçula da banda, ainda detém o título da pessoa mais jovem a conquistar um Grammy.
Mas e a Blue Ivy?
A herdeira mais velha de Beyoncé e Jay-Z chega em logo em seguida no ranking, por ter ganhado o seu primeiro Grammy, aos nove anos de idade em 2021, por sua participação no clipe “Brown Skin Girl”, que levou a categoria melhor videoclipe.
Hoje, aos 12 anos, a jovem se destacou ao se apresentar ao lado da mãe durante a faixa “MY POWER”, na turnê “Renaissance”, a mais recente de Beyoncé.
Outras jovens premiadas
LeAnn Rimes é a vencedora individual mais jovem a conquistar um Grammy. Ela tinha apenas 14 anos quando ganhou suas primeiras estatuetas em 1997, se tornando a cantora de menos idade a conquistar o prêmio de artista revelação, e se tornando a primeira cantora country a vencer o gramofone da categoria.
O ano era 2014 quando Lorde, ainda rotulada como uma “cantora alternativa da Nova Zelândia”, conquistava com apenas 17 anos, seus dois primeiros Grammys. A jovem levou as categorias música do ano e melhor performance pop solo pelo sucesso mundial “Royals”. Ao todo, a cantora conta com dois gramofones, e cinco indicações ao prêmio. Lorde também conta com o feito de ser a vencedora mais jovem da categoria música do ano.
Também em seu primeiro ano concorrendo ao prêmio, Billie Eilish conquistou em 2020 cinco estatuetas de uma vez, incluindo artista revelação, música e gravação do ano, e álbum do ano, com apenas 18 anos. Ela foi a primeira mulher na história a conquistar as quatro categorias principais no mesmo ano. Billie também se tornou a vencedora mais jovem a vencer as categorias gravação do ano e álbum do ano.