Qual o significado do clipe de ‘São Paulo’, de The Weeknd e Anitta?
Lançado próximo ao Halloween, o vídeo levantou algumas teorias na internet
“São Paulo” nasceu e já está entre nós: a parceria de The Weeknd e Anitta foi lançada na última quarta-feira (30). Com pouco tempo de vida, o lançamento, que veio acompanhado de um clipe macabro, está causando e dividindo opiniões na internet.
Liberado bem na época do Halloween, muita gente se questiona qual é o significado do vídeo, visto, que o cantor sempre manda mensagens e deixa easter eggs em seus clipes. Se você está perdido e não entendeu nada, a Billboard Brasil explica.
Apresentada pela primeira vez durante o show de The Weeknd no Brasil, em setembro, ‘São Paulo’ é uma das faixas no novo álbum de estúdio do cantor, “Hurry Up Tomorrow”, ainda sem data de estreia. A música tem a participação especial de Anitta e ainda conta com um sample de “Bota na Boca, Bota na Cara”, de Tati Quebra Barraco.
No dia 18 de setembro, o canadense liberou apresentação ao vivo da música apenas no YouTube, e agora a estética do clipe recém-lançado também chama atenção.
Qual é o significado do clipe de ‘São Paulo’?
Tudo começou no último final de semana, quando Anitta publicou uma foto “grávida”, usando uma máscara branca. Em seguida, ela postou um ultrassom marcando a data de 30 de outubro de 2024, dia em que a música foi lançada.
Nos dois posts, Anitta e The Weeknd trocaram comentários. A confirmação do lançamento veio na última quarta-feira (30), quando The Weeknd divulgou a capa do single, estampada com a mesma máscara usada pela brasileira.
No clipe oficial, Anitta aparece grávida e mascarada, andando pelas ruas de Nova York, acompanhada por dois seguranças. Durante a caminhada, ela começa a passar mal e a sentir “contrações”, indo em direção a uma fonte. Ao chegar lá, ela dá à luz, não um bebê ou um monstrinho como o do ultrassom, mas uma boca.
A barriga da cantora então ganha uma boca falante, que começa a cantar a música –veja aqui a letra cantada pela brasileira. Após seu “parto”, a brasileira se recupera e começa a sensualizar no vídeo.
Todo esse enredo gerou um caldo de teorias na internet, entre elas a de que “São Paulo” simboliza o renascimento do músico, ou melhor, de Abel Tesfaye, capa da Billboard Brasil #10. Recentemente, o cantor revelou o desejo de passar a usar seu nome de batismo.
Nesse caso, o vídeo da faixa estaria ligado com os singles anteriores do novo álbum. No clipe de “Timeless”, ele estaria se despedindo da vida, enquanto em “Dancing in the flames”, The Weeknd teria morrido.
Outra teoria diz que Anitta está grávida de um monstro e que, no clipe, ele está sendo gerado. A cantora estaria enfrentando alguns problemas na gestação pelo feto ser mais forte do que uma humana. O seu nascimento representaria o início de uma nova era.
Para ambas as teorias, será necessário aguardar o próximo capítulo de “Hurry Up Tomorrow” para entender a história.
pra qm ñ entendeu o clipe, assistam os outros clipes dessa era do the weeknd e descubram q pasmem a ANITTA é SUPER importante pro conceito
timeless: ele despede da vida
dancing in the flames: ele morre
são paulo: sendo gerado dnvELES ENTREGARAM TUDO!pic.twitter.com/3mbfMU1JCH
— léozinho | SÃO PAULO (@leovillasboass) October 31, 2024
Macabro e polêmico, o clipe já conta com mais de 2 milhões de visualizações, sendo, até a publicação deste texto, o segundo vídeo de música em alta do YouTube.