Preta Gil: ‘A doença me ensinou a valorizar o simples’
Cantora reflete sobre como luta contra o câncer mudou sua perspectiva


Preta Gil está retomando suas atividades aos poucos depois de ter passado quase dois meses internada entre o fim de 2024 e início de 2025. Ela precisou ser submetida a uma cirurgia que durou 21 horas como parte de uma nova etapa de tratamentos para tratar um câncer.
Na última semana, ela retornou para o Carnaval de Salvador e até deu um mergulho no mar pela primeira vez desde o tratamento —com autorização médica. Em entrevista ao jornal “O Globo”, ela falou sobre o momento que vive e refletiu sobre como a doença impactou sua perspectiva sobre a vida.
A doença me ensinou a valorizar o simples e a ser grata pelo que antes eu nem enxergava. A vida é um sopro, e o que realmente importa é o amor
Preta também falou sobre o papel de representatividade que possui para outras mulheres, tendo prosperado “dentro de uma indústria que por muito tempo foi cruel com corpos e histórias” como a dela.
Eu entendi que a minha voz, a minha aparência, a minha vivência são, sim, políticos. Cada vez que eu subo num palco ou falo sobre o que vivi, eu abro espaço para outras mulheres que também merecem ser vistas e respeitadas. Não é fácil, mas é urgente. E eu sei que a minha história não é só minha, ela é espelho e afeto pra muita gente