“Pensamos fora da caixa e lutamos por uma remuneração justa”
Executiva da Deezer fala de inovações da empresa na área do streaming
“A música sempre foi uma parte importante da minha vida. Lembro-me dos dias passados ao lado do rádio, gravando os sucessos em fitas cassete, de minha primeira visita à ópera, aos 12 anos, de como o Depeche Mode se tornou parte inestimável da minha adolescência e de como o Pearl Jam dominou meus 20 anos, acompanhados de uma paixão por techno e house.
Além disso, sempre fui fascinada pelas mensagens subjacentes da música, pela forma como é construída, por que os sucessos são sucessos e por que uma noite em uma sala de concertos, em um clube ou em uma casa de ópera parece uma recarga total de energia.
A indústria musical, com sua combinação única de arte e tecnologia, me apresentou novos desafios e oportunidades. Foi a chance de aplicar minha experiência operacional em um setor que prospera com criatividade e inovação constante.
Na Deezer, onde sou COO (Chief Operating Officer), tive que me adaptar rapidamente às nuances desse negócio, incluindo editorial, relação com artistas e o cenário digital, em constante evolução. Cada dia é uma experiência de aprendizado, exigindo flexibilidade e um mergulho profundo numa cultura vibrante. Por isso, as ideias criativas são bem-vindas na Deezer, onde ousamos pensar fora da caixa. Não temos medo de ser disruptivos para criar mudanças positivas –incluindo desafiar o status quo para recompensar melhor os artistas, investir em detecção de fraudes e abrir novas oportunidades para artistas e gravadoras por meio de parcerias comerciais globais.
A música é um “pote de ouro” que, graças à digitalização, pode ser acessada por milhões. Como uma empresa de experiências musicais, com parcerias sendo uma parte central do nosso negócio, a Deezer tem a capacidade de criar oportunidades de crescimento para toda a indústria musical. No entanto, precisamos tomar decisões ousadas, e acredito fortemente que um cuidado profundo com a música é fundamental para o sucesso. Temos que nos preocupar com a qualidade e apoiar o desenvolvimento de uma indústria em que artistas e compositores sejam pagos de forma justa, a descoberta de música seja fácil e empolgante. Se eu puder sonhar, gostaria que nós, como parte dessa indústria, combinássemos tecnologia e vivência musical para permitir experiências personalizadas que criem conexões mais profundas entre fãs e criadores, enquanto continuamos a apoiar pagamentos justos para os artistas e compositores que criam a arte que amamos.
Quando a Deezer lançou o sistema de pagamento centrado no artista foi um momento crucial. Essa mudança no modelo de remuneração foca recompensar o conteúdo envolvente e a consistência das carreiras, além de combater o ruído e a fraude. Precisamos continuar nesse caminho, desenvolver o modelo e explorar mais maneiras de fazer com que os pagamentos sejam os mais justos possíveis.
Isso é preparar o terreno para um futuro em que abolimos a fraude de streaming, para que nenhuma receita acabe nas mãos erradas. Para mim, isso é mais do que apenas uma carreira –é criar um impacto significativo em uma indústria pela qual sou apaixonada. E faz com que cada desafio valha a pena. Busco contribuir para um mercado ágil, com novos modelos de negócio, que possibilitem o crescimento dessa indústria, uma das mais excitantes do mundo. Vamos lá! Temos trabalho a fazer.”
*Gitte Bendzulla é COO da Deezer