Talvez você esteja perguntando, por que, com tanto músico brasileiro disponível, um gringo fará a abertura do evento? Além de ser amigo da diva, ela ainda é um gringo com “CPF há muito tempo”, e com profundo conhecimento na música nacional.
Nascido Thomas Wesley Pentz, conhecido artisticamente como Diplo, é DJ e um dos produtores mais requisitados da música internacional. O norte-americano de 45 anos já trabalhou com nomes como Beyoncé, Justin Bieber, Bad Bunny, J Balvin e Dua Lipa.
Seus primeiros passos no mercado da música aconteceram quando ele ainda está na faculdade. Em 2003, lançou sua primeira mixtape, que logo apareceu entre os dez melhores álbuns do ano, segundo o “The New York Times”.
Brasileiro de carteira há anos
Em 2004, Diplo descobriu o que seria sua pira pelos próximos anos: o funk brasileiro. Um dos seus primeiros experimentos com o ritmo brasileiro foi em “Bucky Done Gun”, um hit da sua então namorada, a cantora M.I.A. O single conta com um sample de “Injeção”, de Deize Tigrona.
Documentário sobre o funk carioca
Seu amor pelo ritmo brasileiro é tanto que, em 2010, em parceria com o diretor brasileiro Leandro HBL, lançou o documentário “Favela On Blast”. Na produção visual, o DJ e produtor mostram o berço do funk, o Rio de Janeiro. Deize Tigrona, Mr. Catra, MC Colibri e Duda do Borel são alguns dos nomes entrevistados.
Major Lazer
Diplo ganhou projeção mundial ao lado de Walshy Fire e Ape Drums. Juntos, eles formaram o trio de música eletrônica Major Lazer. Um dos primeiros hits do trio foi “Pon The Flor”, de 2009, que inclusive contava com um sample de funk. Com o sucesso eles saíram rapidamente do underground para o mainstream.
Entre os maiores sucessos dos três DJs estão “Lean On” com DJ Snake & MØ, “Cold Water” feat. Justin Bieber e MØ, e “Sua Cara” com Anitta e Pabllo Vittar.
Em 2018, a convite do DJ Mulú, Diplo acompanhou um set do Mu540, pouco tempo depois o norte-americano tocou um remix das Spice Girls feito pelo brasileiro sem dar os devidos créditos.
Acontece naquele mesmo dia em que ele contava com a presença norte-americano, Mu540 perdeu seu pen drive, e sugeriu em tom de brincadeira que Diplo teria roubado. Com toda a repercussão, DJ Múlu foi nas redes sociais esclarecer que ele ou alguém da equipe da Brabo Music havia enviado a faixa.
Eu tava até achando graça nessa história do Mu540 com o Diplo mas como fui eu que convidei eles pro meu baile de carnaval e como o negócio tá tomando proporções gigantescas venho aqui esclarecer que quem mandou o mashup dele pro Diplo fui eu ou alguém da Brabo Music, o próprio
Em 2020, Diplo foi acusado de violência sexual e física por Shelly Auguste. Em outubro de 2021, o DJ prestou depoimento à Justiça americana e negou os crimes.
Em 2023, segundo a publicação “Pitchfork”, a autora das denúncias voltou aprestar depoimento e acusou Diplo de também compartilhar fotos íntimas na internet sem sua permissão.
Ainda em 2024 ele deve passar por um julgamento sobre o caso.
Parceria com artistas nacionais
Além ter trabalhado com estrelas como Beyoncé, Dua Lipa e Justin Bieber, Diplo coleciona parcerias com vários nomes da música brasileira. “Popozuda Rock in Roll”, de Edu K, “Lets Make Love And Listen To Death From Above “, do Cansei de Ser Sexy, e “Gringo”, da Banda Uó, são alguns dos singles que ele produziu.