Música gerada por IA que usa voz de Drake e The Weeknd é inscrita para o Grammy
Criador da música usa uma identidade anônima nas redes sociais


Conhecido como Ghostwriter, o criador anônimo da música “Heart on My Sleeve”, que usa as vozes de Drake e The Weeknd com inteligência artificial, inscreveu o single para o Grammy de 2024. A informação foi revelada por um representante em entrevista ao The New York Times.
A canção foi inscrita nas categorias Melhor Música de RAP e Música do Ano. Apesar de usar inteligência artificial, ela pode concorrer ao maior prêmio da música mundial.
Segundo Harvey Mason, CEO da Recording Academy. “Em termos criativos, é absolutamente elegível pois foi escrita por um humano”, explicou ao jornal. Mason também contou que teve uma reunião com Ghostwriter, em que ele falou com a voz distorcida e escondendo a sua identidade.
“Eu soube imediatamente assim que ouvi aquela gravação que seria algo com o qual teríamos que lidar do ponto de vista da Academia, mas também do ponto de vista da comunidade musical e da indústria”, disse Mason. “Quando você começa a ver a IA envolvida em algo tão criativo e tão legal, relevante e atual, imediatamente começa a pensar: ‘Ok, para onde isso está indo? Como isso vai afetar a criatividade? Quais são as implicações comerciais para a monetização?'”
Polêmica com o lançamento
A música foi derrubada após alcançar 600 mil streams no Spotify e 275 mil visualizações no YouTube. Outras plataformas de streaming, como Tidal, Deezer e Apple Music, também retiraram a canção das suas respectivas plataformas.
Em um comunicado enviado à Billboard, a Universal Music Group denunciou a música e o uso de inteligência artificial, alegando que coisas que viralizam na internet demonstram que as plataformas têm uma responsabilidade ética e legal de prevenir que o uso de seus serviços sejam feitos para prejudicar artistas.
hi im ghostwriter. #drake #aivoice #theweeknd #ai #aidrake #theweekndai pic.twitter.com/lUUAHC1Xw8
— ghostwriter977 (@imghostwrit3r) April 16, 2023