Você está lendo
Morre Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e ícone do samba carioca

Morre Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e ícone do samba carioca

Aos 88 anos, sambista lutava contra câncer de próstata e Alzheimer

Bira Presidente, do Fundo de Quintal, dançava o "Miudinho" como ninguém (Reprodução/Facebook)

Morreu na noite deste sábado (14), no Rio de Janeiro, aos 88 anos, Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e presidente vitalício do Cacique de Ramos. Com sua partida, o samba perde uma de suas figuras mais emblemáticas: o homem que dançava o “Miudinho” como ninguém mais.

Carismático, elegante e imponente, Bira foi muito mais do que um ritmista ou puxador de refrão. Ele era símbolo de uma geração que moldou o samba como o conhecemos hoje — com banjo, tantã, repique de mão e uma linguagem própria nas rodas do subúrbio carioca.

VEJA TAMBÉM

Nascido em março de 1937, Bira ajudou a fundar o bloco Cacique de Ramos em 1961, reduto que se transformaria no berço do Fundo de Quintal no fim dos anos 1970. Ao lado de nomes como Ubirany, Sereno, Almir Guineto e Jorge Aragão, deu início a um dos capítulos mais importantes da música brasileira. O Fundo não só modernizou o samba, como criou uma nova escola dentro do gênero, reverberada por gerações de artistas.

Internado na Barra da Tijuca, o músico lutava contra um câncer de próstata e enfrentava o avanço do Alzheimer. A morte foi confirmada na noite de sábado, por volta das 23h55.

“Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira”, destacou o Cacique de Ramos em nota oficial. “No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.”

Bira deixa duas filhas, Karla Marcelly e Christian Kelly, dois netos, Yan e Brian, e a bisneta Lua. Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.

Em uma  de suas últimas entrevistas, à Billboard Brasil, durante o Rock In Rio, Bira analisou a carreira do Fundo naquela etapa mostrando sua simpatia em meio às dificuldades impostas pela doença.

“A gente lida com o tempo… e com muitos públicos. Fiquei despreocupado. Eu fico agradecido é de pessoas como você, elegante, que poderia ser meu filho, essa é a minha satisfação”, disse à reportagem.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.