Os melhores álbuns de kpop de 2024
Equipe da Billboard Brasil selecionou os discos de destaque do ano
2024 foi repleto de versatilidade e novidades no kpop. Difícil selecionar apenas os álbuns que representaram o melhor dos lançamentos em um ano de retornos inesperados – como o BIGBANG no palco do MAMA Awards e a turnê de aniversário do 2NE1 –, comebacks de sucesso e debuts de grupos que valem a pena ficar de olho em 2025.
Listamos abaixo os melhores discos de kpop escolhidos pela equipe da Billboard Brasil.
Menções honrosas aos singles: “POWER” e “Home Sweet Home” de G-Dragon; “Roses/Dandelion” de Jaehyun; “ABCD” de Naeyon; “FRI(END)S” de V, do BTS; e “Walk”, do NCT 127; “Deja Vu”, do TXT; “New Woman” e “Rockstar” de Lisa.
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Os melhores discos de kpop de 2024
- ATEEZ, “Golden Hour: Part.1”
Capa da 11ª edição da Billboard Brasil, o ATEEZ começou uma nova era com a primeira parte da série “Golden Hour” em maio. Mostrando novamente a versatilidade, o grupo explorou o pop chiclete com “WORK”, o afrobeat com “Blind”, o reggae em “Shaboom” e a baladinha de partir o coração “Empty Box”. A coesão musical seguiu adiante com a segunda parte, lançada em novembro. Será que teremos uma terceira leva de músicas?
- aespa, “Armageddon”
Não tem como negar: 2024 foi o ano do aespa. O quarteto levou quatro grandes prêmios do MelOn Music Awards para casa, incluindo artista do ano. “Armageddon”, lançado em maio, trouxe mais hits futurísticos e coreografias virais para a trajetória das integrantes: “Supernova” e a faixa-título. Elas vieram ao Brasil em setembro do ano passado. Voltem logo!
- Stray Kids, “ATE”
Com três shows marcados no Brasil em abril de 2025, Stray Kids conquistou os charts e o público com o álbum “ATE”, lançado em julho. Cinco das oito faixas estão no setlist da turnê “Dominate” – como “Chk Chk Boom” e “I Like It”. O disco vendeu mais de 3 milhões de cópias. Das batidas mais pesadas até o pop de “Runners”, o octeto está no grupo dos maiores do kpop e prometem crescer ainda mais.
- ITZY, “GOLD”
O comeback do ITZY em outubro com “GOLD” foi uma grata surpresa de 2024. Elas saíram do óbvio com a faixa-título: uma melodia diferente com muitas guitarras e percussões, coreografia com break dance (um dos fortes do grupo) e um refrão simples – mas que gruda na cabeça e não sai mais. Destaque também para o single “Imaginary Friend” e a parceria com Changbin, dos Stray Kids, em “VAY”.
- SEVENTEEN, “17 Is Right Here”
Não é à toa que o SEVENTEEN batizou o projeto como melhor disco do grupo. Lançado em abril, a coletânea traz 33 faixas. As inéditas “LALALI”, “Spell” e “Cheers To Youth” mostrando as habilidades aperfeiçoadas dos integrantes em suas respectivas subunits – focadas, respectivamente, em rap, performance e vocal. “MAESTRO” traz a potência na coreografia, com direito a break dance e footwork de tirar o fôlego de qualquer um que assiste.
- RM, do BTS, “Right Place, Wrong Person”
O segundo álbum solo do líder do BTS foi como um diário. O rapper expressou seus momentos de raiva, solidão, amor, alegria e confusão nas composições. Sem medo de experimentar, RM trouxe novas sonoridades para sua discografia. “Right Place, Wrong Person” conquistou o 5º lugar no chart, onde ficou apenas duas semanas. O disco pode não ter tido o mesmo êxito de “Indigo” (2022), que ficou sete semanas no Billboard 200 e alcançou o 3º lugar, mas o projeto mostrou uma nova faceta de RM e a vontade do rapper em arriscar sem receio.
- Rosé, do BLACKPINK, “rosie”
Aos 45 minutos do segundo tempo de 2024, Rosé lançou o primeiro álbum solo fora da YG Entertainment na semana passada. “rosie”, com 12 faixas, trouxe o hit global “APT”. Assim como RM, ela transformou o disco em diário. Falou sobre seus relacionamentos e desilusões amorosas. A pura essência do pop. Em paralelo ao BLACKPINK, Rosé tem tudo para transformar 2025 no maior ano da carreira.
- LE SSERAFIM, “CRAZY”
Trazendo a potência do hip hop dos anos 1990, “CRAZY” é uma obra-prima. “Chasing lighting” abre com falas em coreano e japonês, terminando num techno potente. Em seguida, a faixa-título é digna de trilha sonora de “Ru Paul’s Drag Race”, com o voguing sendo a base da coreografia da canção. “Pierrot” traz mais versos de rap e um instrumental grave. “1-800-hot-n-fun” é aquela vibe empoderada que todo girl group gosta de abordar. A faixa menos coerente com o conceito é a balada, “Crazier”, mas que também não deixa a desejar. O disco foi lançado em agosto.
- P1Harmony, “Killin’ It”
Justiça para o P1Harmony. O grupo, que veio ao Brasil em 2023, merece mais visibilidade. “Killin’ It”, disco lançado por eles no início do ano, traz a mistura que só o kpop sabe fazer: tracks com rimas rápidas, pop alegre dos anos 2000 (a lá One Direction) e as mais lentinhas românticas. Exemplos respectivos: “Killin’ It”/”Street Star”, “Countdown To Love” e “Love Story”. Os integrantes exploram com destreza a versatilidade nos gêneros e também fazem a mesma entrega de qualidade no palco.