fbpx
Você está lendo
Marcinho VP: quem é e por que o pai de Oruam está preso?

Marcinho VP: quem é e por que o pai de Oruam está preso?

Jovem subiu ao palco do Lollapalooza pedindo liberdade ao pai em camiseta

Avatar de Billboard Brasil
marcinho vp

Bombando no trap nacional, Oruam participou do show de TZ da Coronel no último dia de Lollapalooza (24), em março. Mas o que mais chamou atenção na apresentação do rapper foi seu figurino. O jovem, de apenas 22 anos, subiu ao palco com uma camiseta com a foto de seu pai, Marcinho VP, onde se lia “Liberdade”. Afinal, quem é o pai de Oruam e por que ele está preso?

Marcinho é um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho, que controla parte do tráfico de drogas no Rio de Janeiro e ganhou destaque por chefiar as bocas-de-fumo no Complexo do Alemão (saiba mais abaixo).

Veja também
O rapper Oruam, indicado ao BET Awards 2024

No último Dia dos Pais, Oruam fez um post no Instagram em homenagem a Marcinho VP. “Hoje é daqueles dias que eu nem gosto de entrar na internet. Não tenho uma foto com meu pai, não tenho a presença dele e como se isso não fosse castigo suficiente, a mídia tenta o tempo todo destruir o que esse cara é para mim”, disse Oruam.

Em uma entrevista anterior o músico contou que toda vez que visita o pai no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, diz que Marcinho fica “todo bobo” ao saber do sucesso do filho.

“Eu vou visitar meu pai e ele fica todo bobo, fala que os policiais falam de mim para ele, que eu fui na casa do Neymar. Imagina para ele. Ele sofreu para caralho, está pagando por tudo o que ele fez. Ninguém pode falar nada. É meu pai. Vagabundo fala vários bagulhos, querendo ‘denegrir’ minha imagem por causa dele. O bagulho que ele fez, foi ele quem fez, não tenho nada a ver com isso”, disse Oruam em entrevista ao “Podpah de Verão“.

Pai do Oruam na camiseta branca que o rapper usou no Lollapalooza
Oruam homenageia o pai, Marcinho VP, durante show no Lollapalooza (Brazil News)

“Eu bombei não falando nada com meu pai, bombei com a minha música, sozinho.” E, de fato, Oruam (ou melhor, Mauro) é um dos grandes nomes do trap nacional. Destaque no Billboard Brasil Hot 100, ele também está entre os artistas mais ouvidos do país, ocupando a 15ª posição no Billboard Brasil Artistas 25.

Após o Lollapalooza, Oruam voltou a se manifestar sobre o pai. “Meu pai foi preso com 20 anos, há quase 30 anos. Há mais de 15 anos vive trancado em uma cela de 6 metros quadrados, com 2 horas de banho de sol por dia, quando é autorizado, e sem contato com nenhuma outra pessoa que não os carcereiros”, escreveu Oruam no Instagram.

‘Eu e minha família podemos, quando é autorizado, ver ele uma vez por mês, por poucas horas e por um vidro, sem nenhum contato físico. Minha vida é assim desde que sou uma criança, não tenho uma foto sequer com meu pai e muito menos tive o prazer de desfrutar de coisas simples com meu pai”, lamentou.

Mas quem é Marcinho VP e por que pai de Oruam está preso?

Com 54 anos, Marcinho VP, cujo nome verdadeiro é Márcio dos Santos Nepomuceno, é um notório criminoso brasileiro e traficante de drogas nascido no Rio de Janeiro. Um dos líderes do Comando Vermelho, ele ganhou destaque por chefiar as bocas-de-fumo no Complexo do Alemão, e foi condenado por diversos crimes, incluindo homicídio qualificado e formação de quadrilha.

A prisão de Marcinho VP aconteceu em 1996, em Porto Alegre (RS). Desde então, ele foi transferido para diversos presídios de segurança máxima devido ao seu envolvimento em ataques no Rio de Janeiro, que, segundo as autoridades, eram comandados por ele e outros traficantes diretamente da cadeia.

Uma das acusações mais sérias contra Marcinho VP é a suspeita de ter ordenado a morte de Márcio Amaro de Oliveira, também conhecido como Amaro VP, líder do tráfico na favela Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio.

Mãe também foi presa

Em 2010, mãe de Oruam, Márcia Gama, também foi presa sob a acusação de servir como “pombo-correio” em visitas íntimas ao traficante. Hoje ela atua como empresária.

Ao lado de Elias Maluco, Marcinho VP foi considerado um dos criminosos mais perigosos do país devido à sua influência no tráfico de drogas e a participação em atos violentos.

Irmã de Oruam é cantora gospel

Assim como o irmão Oruam, Débora Gama está dando seus passos na música. No entanto, diferentemente do rapper, ela escolheu o gospel como gênero para se especializar.

A jovem também é filha de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. Ele está preso há quase 30 anos, na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, por envolvimento com tráfico de drogas.

Apesar disso, o pai tem influência em sua carreira como cantora gospel. Ele dá conselhos à filha, e até compõe algumas das faixas. Marcinho escreveu “Presente de Deus”. Na época, Débora lançou a canção em parceria com seu irmão mais velho, Lucas.

“Meu pai gosta que as músicas sejam gravadas do jeito que ele pensou. Não podemos mudar nada. Se a gente chega lá (no presídio) cantando diferente, ele diz que não está bom e fica de cara amarrada”, contou, em entrevista ao Extra.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.