O cantor e compositor Luiz Gonzaga é um dos nomes mais importantes da música brasileira. Nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, interior de Pernambuco, ele foi o nome responsável por popularizar os ritmos nordestinos ligados ao forró, como o baião, xote, xaxado e o pé-de-serra. Por isso, o Dia Nacional do Forró foi criado em sua homenagem e é celebrado no dia de seu aniversário.
A história de Luiz Gonzaga
Filho de Santana e Januário, ele se inspirou no pai, um exímio sanfoneiro, para seguir na música. Mesmo sem a aprovação de sua mãe. Ele aprendeu a tocar o instrumento e passou a se apresentar em bailes. Luiz Gonzaga tentou casar, mas não conseguiu autorização, fugiu de casa e foi para o Ceará. Por lá, ele se alistou e serviu no exército, participou da Revolução de 30 na Paraíba, viveu no Rio de Janeiro e tornou-se mestre de muitos outros artistas.
Em vídeo raro de um programa exibido na TVE em 1983, o rei do Baião descreve sua história em cerca de 9 minutos, detalhando momentos da vida que culminam na composição de “Respeita Januário”, feita com Humberto Teixeira. A canção é uma homenagem ao seu pai, inspirada em histórias reais, que celebra a relação de admiração entre os dois e exalta o respeito à figura paterna.
Confira a história de Luiz Gonzaga contada por ele mesmo
O retorno de Gonzagão para casa, depois de 16 anos, também é registrado no vídeo da canção “Forró de Ouricuri”.
Luiz Gonzaga faleceu em 1989, aos 76 anos, em Recife, vítima de um câncer de próstata, deixando um legado imortal como o “Rei do Baião”.








