Família de Luiz Gonzaga desaprova versão ‘proibidona’ lançada por Juliette
'Vem Galopar' é uma adaptação de 'Pagode Russo', do Rei do Baião
Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga (1912-1989), se pronunciou sobre a nova música de Juliette, “Vem Galopar”. O single é uma adaptação de “Pagode Russo”, do Rei do Baião.
“Não é uma polêmica, mas me marcaram, me xingaram. Juliette lançou uma música que tem alguma coisa a ver com meu avô. E o título dizia que foi autorizado pela família Gonzaga. Não autorizamos nada”, começou Daniel –assista abaixo.
“Essa música é de propriedade da Universal [Music Brasil]. Eles lançaram porque quiseram. Anteriormente, a música havia sido pleiteada para ser gravada pela Anitta. Nem autorização eles pediram. A música é deles, eles fazem o que eles quiserem. A gente tenta chamar a atenção para esse fato, mas ninguém liga. É um desmonte da cultura, isso vem acontecendo há muito tempo.”
“Vem Galopar” viralizou nas redes sociais. “Vem galopar/fazer o roça-roça/dançando o tcha-tcha-tcha/vem se envolver com a tropa”, diz a letra.
“Pagode Russo” foi composta por Luiz Gonzaga e João Silva (1935-2013). Em nota, a assessoria de Juliette afirmou que a cantora pediu à gravadora que solicitassem a autorização das famílias dos autores.
“A Publishing [Universal] garantiu à Juliette que a família de Luiz Gonzaga e João Silva havia autorizado o lançamento da música, não havendo qualquer restrição quanto a isso. A editora também afirmou à cantora que familiares ouviram o resultado e que gostaram da versão. Juliette afirma que não é ela a responsável pelos trâmites legais que envolvem a liberação de fonogramas. Com absoluto respeito aos familiares e à obra de Luiz Gonzaga e João Silva, a cantora lamenta e se coloca à disposição para entender e dialogar com todos os envolvidos”, diz o comunicado.